Congresso em Foco destaca estudo do SINPROFAZ – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

11 de setembro de 2017

Congresso em Foco destaca estudo do SINPROFAZ


Em artigo publicado na última semana, no portal jornalístico Congresso em Foco, o colunista Aldemario Araújo Castro falou sobre O perverso jogo de esconde-esconde com as finanças públicas e colocou em debate a cobertura da imprensa frente à narrativa governamental e a crise econômica.

No texto, Castro afirmou que grandes questões financeiras de um país, especialmente com o porte e a complexidade do Brasil, vão bem além da seara estritamente fiscal e lembrou que pontos importantes como a dívida pública e a sonegação tributária são itens esquecidos ou raramente mencionados no debate público sobre a situação das finanças públicas brasileiras.

“As bilionárias despesas com o serviço da dívida pública são praticamente “esquecidas” no debate realizado pela grande imprensa, pelo governo e pelo parlamento. Nesse campo, registra-se o pagamento de cerca de 511 bilhões de reais em juros (nominais) pela União em 2016 (8,1% do Produto Interno Bruto); a sonegação tributária, segundo vários estudos e análises, como aquele que sustenta o sonegômetro do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), atinge o patamar de 500 bilhões de reais por ano”, afirmou.

Confira o artigo na íntegra aqui.



VOLTAR