DENÚNCIA FEITA PELO SINPROFAZ MOTIVA REPORTAGEM DA RÁDIO JUSTIÇA – SINPROFAZ

17 de julho de 2017

DENÚNCIA FEITA PELO SINPROFAZ MOTIVA REPORTAGEM DA RÁDIO JUSTIÇA

A Rádio Justiça ouviu o presidente do SINPROFAZ, Achilles Frias, em reportagem sobre a denúncia feita pelo Sindicato: os mais importantes bancos comerciais em atuação no Brasil aparecem com destaque na lista das instituições financeiras endividadas com a União. O relatório, divulgado pelo SINPROFAZ, elaborado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e obtido com base na Lei de Acesso à Informação, aponta que as instituições financeiras devem, juntas, mais de R$ 124 bilhões à União – sendo aproximadamente R$ 7 bilhões referentes à dívida tributária previdenciária, R$ 117 bilhões relativos à dívida tributária não-previdenciária e R$ 107,5 milhões referentes à dívida de FGTS.

“Existem projetos legislativos que propõem privatizar a Dívida Ativa da União, cuja cobrança, segundo a Constituição Federal, deve ser feita exclusivamente pelos procuradores da Fazenda Nacional. Seja por meio de cessão ou de securitização, na verdade, o que se pretende é transferir a cobrança dessa dívida para o sistema financeiro. Esses projetos são extremamente nocivos à economia do país: os bancos, que devem bilhões à União, terão o poder de cobrar, ou melhor, de não cobrar os próprios débitos”, explicou Achilles Frias.

Ouça a entrevista completa aqui.