Notícias

Confira as notícias

16 de abril de 2018

DIRETORES E DELEGADOS ASSISTEM A EXPOSIÇÃO DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA


Os diretores e delegados do SINPROFAZ assistiram a uma exposição de Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida. Aos representantes do Sindicato, ela falou sobre os desvios da arrecadação tributária e a geração ilegal de dívida pública no Brasil. Auditora da Receita Federal aposentada, Fattorelli apontou graves riscos às finanças públicas do país provocados por um esquema fraudulento de securitização da dívida, o qual pode assumir um caráter de legalidade caso seja aprovado o PLP 459/17.

“No final de 2015, logo que chegamos da Grécia, deciframos o esquema que vem operando no Brasil. É o mesmo que atuou na Europa, mas lá foi criada apenas uma empresa operadora, escondida no paraíso fiscal de Luxemburgo, com a qual 17 países eram sócios e compartilhavam de suas garantias. No Brasil, o esquema é ainda mais grave: está sendo criada uma empresa em cada estado, uma em cada município e uma em âmbito federal. Todas visam operar esse esquema fraudulento”, explicou Fattorelli ao iniciar a exposição.

Cientes dos riscos do Projeto para as finanças dos entes federados e para a sociedade brasileira em geral, os procuradores da Fazenda Nacional, reunidos em AGO, aprovaram Nota contra o PLP 459/2017. O documento tem fundamentado a luta de SINPROFAZ e Auditoria Cidadã, que vêm atuando conjuntamente na Câmara dos Deputados para barrar o Projeto. A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é realizar a auditoria da dívida pública brasileira e exigir a devida transparência do orçamento fiscal.

Assista à exposição completa de Maria Lucia Fattorelli no canal do SINPROFAZ no YouTube: goo.gl/QhKRpg


Voltar

Alguns Destaques

Procurador da Fazenda Nacional e Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB/PE), fala sobre o Dia Nacional da Advocacia Pública, comemorado em sessão solene em 3 de março, na Câmara dos Deputados. O evento, também marcou o relançamento da PEC 82. Brasília, 3 de março de 2016

Juscelino Ferreira, vice-presidente do SINPROFAZ, fala após sessão solene pelo Dia Nacional da Advocacia Pública, Dia Internacional da Mulher e relançamento da PEC 82. Brasília, 8 de março, no plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados.

Iolanda Guindani, Diretora Secretária do SINPROFAZ, fala após solenidade pelo Dia Nacional da Advocacia Pública, Dia da Mulher e relançamento da PEC 82. Brasília, 8 de março de 2016

Veja também