EM AUDIÊNCIA NO SENADO, PFN FILIADO ABORDA DESIGUALDADE DA CARGA TRIBUTÁRIA – SINPROFAZ

19 de novembro de 2019

EM AUDIÊNCIA NO SENADO, PFN FILIADO ABORDA DESIGUALDADE DA CARGA TRIBUTÁRIA

O filiado Leonardo Alvim já atuou como coordenador-geral de Assuntos Tributários da PGFN e procurador-geral adjunto de Assuntos Tributários. Convidado por Paulo Paim (PT/RS) para participar de audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, o procurador da Fazenda Nacional explicou o porquê de os pobres pagarem mais tributos que os ricos. Alvim revelou que a Economia divide as riquezas em três tipos: consumida, acumulada e criada e, para exemplificar, comparou os tipos de consumo e de investimento de pessoas com salários muito desiguais.

“Uma pessoa que ganha R$ 1 mil por mês gasta tudo o que tem e não faz aplicações financeiras ou investimentos. No Brasil, a carga tributária incide mais sobre o consumo. Tributa-se pouco determinadas expressões de riqueza que as pessoas mais pobres não têm. Então, se a carga tributária sobre o consumo é mais alta, proporcionalmente o pobre pagará mais, porque as outras modalidades de riqueza (investimento em imóveis e aplicação financeira, por exemplo) são capacidades contributivas que ele não tem.”

Confira a exposição de Leonardo Alvim no Senado Federal: https://youtu.be/o2Au7zezIsw