FONACATE ACIONA COMISSÃO DE ÉTICA CONTRA MINISTRO PAULO GUEDES – SINPROFAZ

12 de fevereiro de 2020

FONACATE ACIONA COMISSÃO DE ÉTICA CONTRA MINISTRO PAULO GUEDES

O SINPROFAZ, via Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, protocolou na terça-feira (11), na Comissão de Ética Pública da Presidência da República, uma representação contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última sexta-feira comparou servidores a “parasitas”. Segundo o Fonacate, a declaração violou o Código de Conduta da Alta Administração Federal, assim como o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

“Verifica-se que o Denunciado declarou expressamente que direitos resguardados constitucionalmente a todo trabalhador brasileiro, inclusive para agentes públicos, como o direito à aposentadoria e ao salário digno, seriam as razões para a falta de recursos públicos. Ademais, sugeriu que a estabilidade conferida pela Constituição da República aos servidores públicos para a atuação independente e livre de pressões políticas seria desarrazoada.

Essas afirmações configuram desrespeito gratuito e desmedido a 12 (doze) milhões de servidores públicos, que buscam diuturnamente prestar serviço de qualidade à população brasileira, além de não condizerem com o decoro do Chefe de pasta que hoje congrega funções pertinentes à organização dos quadros de pessoal da Administração Pública”, consta em trecho da representação.

Confira a íntegra da Denúncia.