MEMBROS DA PGFN COMPÕEM PAINEL EM SEGUNDO DIA DO XVII ENCONTRO – SINPROFAZ

20 de novembro de 2017

MEMBROS DA PGFN COMPÕEM PAINEL EM SEGUNDO DIA DO XVII ENCONTRO

No segundo dia de programação do XVII Encontro Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, a Carreira assistiu a um painel com representantes da PGFN. A exposição, presidida pelo diretor de Assuntos Profissionais e Estudos Técnicos do SINPROFAZ, Giuliano Menezes, contou com a participação do procurador-geral adjunto da Fazenda Nacional, Claudio Seefelder; do coordenador-geral de Estratégia de Recuperação de Créditos (CGR), Daniel de Saboia; do PFN e chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Phelippe Toledo; e dos integrantes da Procuradoria-Geral Adjunta de Consultoria e Estratégia da Representação Judicial Administrativa Tributária (PGACET), Alexandra Carneiro, Moisés Pereira, Rogério Campos, Lana Borges, Igor Montezuma e Filipe Aguiar.

O discurso do presidente da mesa deu início aos trabalhos. Em sua exposição, Giuliano Menezes ressaltou a maturidade adquirida pelo SINPROFAZ que, hoje, é capaz de dialogar com a Administração e, com a mesma naturalidade, cobrá-la quando necessário. Esse amadurecimento do movimento sindical, de acordo com o diretor do SINPROFAZ, proporciona o momento positivo vivido pela PFN. “Os procuradores da Fazenda Nacional se orgulham cada vez mais da Carreira à qual pertencem. Essa independência do SINPROFAZ, sem prejuízo do diálogo com a Administração, é histórica. Temos, neste XVII Encontro, o objetivo comum de tornar Sindicato e Instituição cada vez mais republicanos e independentes.”

A fala do diretor do SINPROFAZ foi reiterada por Cláudio Seefelder, segundo o qual o Sindicato exerce papel importante na história da PGFN. “As críticas do SINPROFAZ, sempre construtivas e qualificadas, são fundamentais, pois abre os olhos da Administração para os próprios equívocos. Apesar desse papel precípuo da crítica, o diálogo é fundamental e as parcerias, possíveis.” Para exemplificar a colaboração do Sindicato com a PGFN, Seefelder citou o lançamento da revista dedicada ao NCPC, a distribuição do Código Comentado e a realização do Congresso de Contencioso Tributário da PGFN e o FGTS, iniciativas da Instituição que contaram com amplo apoio do SINPROFAZ.

O PFN Daniel de Saboia deu sequência ao painel. Na oportunidade, ele detalhou o que tem sido realizado na CGR e na Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS para tornar a cobrança dos créditos tributários cada vez mais eficiente. De acordo com Saboia, as prerrogativas recentemente conquistadas têm motivado os Colegas, que percebem o resultado do seu trabalho de forma célere. “Até setembro de 2017, isto é, em nove meses, em matéria de execução fiscal, conseguimos arrecadar tudo o que arrecadamos ao longo dos anos de 2015 e 2016 somados. A atuação dos procuradores vem ganhando reconhecimento, o que deve ser motivo de felicidade para toda a Carreira”, comemorou.

No decorrer do painel, os expositores revelaram números atualizados da Procuradoria da Fazenda, demonstrando não apenas o crescimento da arrecadação em âmbito nacional, como também as vitórias conquistadas perante o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça. Os painelistas ainda renderam homenagens ao PGFN Fabrício Da Soller e ao chefe da PGACET, Cláudio Seefelder, e congratulações à diretoria do SINPROFAZ, na pessoa do presidente Achilles Frias, pela organização do XVII Encontro e pelo espaço concedido aos associados atuantes na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.