PFNS ASSISTEM A WEBINAR SOBRE PRAZER E SOFRIMENTO EM TEMPOS DE TELETRABALHO – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

22 de janeiro de 2021

PFNS ASSISTEM A WEBINAR SOBRE PRAZER E SOFRIMENTO EM TEMPOS DE TELETRABALHO


“Prazer e Sofrimento no Trabalho em Tempos de Teletrabalho” foi o tema do webinar realizado pelo Departamento de Gestão Corporativa – DGC/PGFN com o apoio do SINPROFAZ. Do evento on-line promovido ontem (21), participaram Selma Lancman, doutora em Saúde Mental e pós-doutora em Psicodinâmica do Trabalho, e Cristiano Costa, psicólogo clínico e do Trabalho responsável pelo Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN. A data de realização do webinar foi proposital: durante o “Janeiro Branco”, como é chamada a campanha criada no Brasil em 2014, somos convidados a refletir sobre a importância da saúde mental e do autocuidado emocional e psicológico.

Selma Lancman deu início às exposições. A professora abordou a importância do reconhecimento e da cooperação entre os colegas e, ao tratar do teletrabalho, enumerou os efeitos do home office sobre essas e outras questões. “O home office era uma possibilidade e, de repente, se tornou uma exigência. Essa exigência motivou, por exemplo, a perda da noção do que é tempo de trabalho e do que é tempo livre. Perdemos a ‘hora do cafezinho’, aquele momento de convivência e interação, e a noção da quantidade de trabalho. Agora, quando paramos, não estamos cansados: estamos exaustos!” Segundo Lancman, a solidão, os obstáculos para discussão e mobilização e a fadiga mental provocada pelo acúmulo de funções também são consequências do teletrabalho.

Ao fazer uso da fala, Cristiano Costa relacionou o tema do webinar às ações realizadas no âmbito do Projeto do SINPROFAZ. De acordo com o psicólogo, “procuramos desenvolver um projeto abrangente e colaborativo, porque ninguém realiza sozinho um trabalho de saúde mental. Sindicato, PGFN, procuradores e servidores precisam estar juntos para promover a transformação”. Entre as ações realizadas, Costa deu destaque ao Diagnóstico Epidemiológico de Saúde Mental e Qualidade de Vida e de Trabalho na PFN – do qual os servidores e terceirizados podem participar até domingo (24) – e ao Zenklub, aplicativo que possibilita aos PFNs filiados livre acesso a conteúdos sobre saúde mental e a sessões de psicoterapia realizadas por especialistas de alto nível.

O webinar “Prazer e Sofrimento no Trabalho em Tempos de Teletrabalho” foi transmitido por meio do canal do Ministério da Economia no YouTube. Para os procuradores e procuradoras da Fazenda Nacional que não puderam acompanhar o evento ao vivo, o webinar está disponível no endereço http://bit.ly/PrazereSofrimentonoTrabalho. Dúvidas e sugestões sobre o tema “saúde mental” podem ser enviadas para o e-mail saudemental@sinprofaz.org.br, cujo acesso é restrito ao psicólogo Cristiano Costa – o que confere privacidade e confidencialidade às mensagens. Fique atento ao site e às redes sociais do SINPROFAZ para conhecer as iniciativas promovidas no âmbito do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN!



VOLTAR