PRESIDENTE DO SINPROFAZ CONCEDE ENTREVISTA À TV BAND – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

4 de janeiro de 2017

PRESIDENTE DO SINPROFAZ CONCEDE ENTREVISTA À TV BAND


Nessa terça-feira (3), o presidente do SINPROFAZ, Achilles Frias, concedeu entrevista à TV Band. Trecho da conversa foi ao ar no Jornal da Band, cuja reportagem tratou da necessidade da reforma tributária. De acordo com a matéria, o governo tem prometido empenho para votar a pauta no Congresso. A proposta, no entanto, ainda está em elaboração e terá como principal objetivo simplificar os impostos no país. A entrevista foi realizada na sede do SINPROFAZ, em Brasília/DF.

À equipe de reportagem, Achilles Frias falou sobre a injusta composição da carga tributária brasileira, que se diferencia da tributação dos países desenvolvidos ao incidir mais sobre o consumo do que sobre a renda. “Costuma-se dizer que a carga tributária no Brasil é muito alta. Isso é um mito. Ela é compatível com a dos países desenvolvidos, está na média da carga tributária dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O que ocorre é que a composição dela é injusta. Tributamos sobretudo o consumo, enquanto que, nos países desenvolvidos, a tributação incide mais sobre a renda. O que precisamos é mudar essa composição, tributando verdadeiramente de forma progressiva a renda, regulamentando o imposto sobre grandes fortunas e exonerando a tributação sobre o consumo”, explicou.

O presidente do SINPROFAZ denunciou ainda o elevado custo social da sonegação e a forma como a alta tributação responde pelo aumento da desigualdade social no país. “Saúde, educação, segurança pública. Isso tudo é extremamente deficitário no Brasil. O trabalhador tem de pagar escola privada para os filhos, plano de saúde e ainda ter uma carga tributária altíssima incidindo diretamente sobre seus rendimentos. O problema da sonegação, no entanto, está nos grandes sonegadores, não nos pequenos. Esses sim são extremante nocivos à sociedade, na medida em que promovem a concorrência desleal para os pequenos e micro empresários. Além do mais, o SINPROFAZ tem denunciado que a sonegação financia diretamente a corrupção.”

Confira a participação do presidente do SINPROFAZ no Jornal da Band: goo.gl/o4SbPJ



VOLTAR