O Santo da Coragem – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

27 de março de 2012

O Santo da Coragem


Todos já ouviram falar de Santo Expedito. Mas apenas ouviram falar, a grande maioria das pessoas nada sabe da sua história, muito menos meditou nas ações a ele atribuídas.

Santo Expedito é uma figura que se encaixa muito bem em qualquer estudo de política e gestão, e na sua história singular podemos vislumbrar forte ligação com a Justiça em sentido geral, lembrando que um conceito amplo de Justiça reverbera nos conceitos de justiça penal, civil e até mesmo (por que não?) fiscal.

Querido leitor, é um erro muito grande acreditar que na vida antiga as coisas eram simples, que tudo corria de forma vagarosa, em comparação com os dias atuais.

A vida antiga era dinâmica, as angústias políticas eram equivalentes às que nossos cidadãos têm hoje. As discussões, a comunicação, a vida do comércio, tudo era quase tão dinâmico como hoje.

Claro que as inovações tecnológicas na comunicação tornam tudo muito mais rápido, mas acreditar que a vida sem essas inovações acontecia a “passos de tartaruga” é enormemente equivocado.

Assim a vida, assim os anseios. Se hoje as pessoas anseiam e tentam conquistar melhores posições sociais, igualmente assim faziam no passado.

Pois bem. Santo Expedito foi um general. E um general naqueles tempos tinha enorme poder. Sob suas ordens estavam milhares de homens. Sob sua responsabilidade estava toda a segurança de uma região, e diz a história que ele comandava uma legião inteira que protegia o Império Romano dos bárbaros asiáticos. E observe o leitor que as atribuições não eram delimitadas de forma singela. A dinâmica da vida lhe conferia efetivo poder político de gerenciamento. Ele representava o poder romano naquelas terras onde atuava. Era uma Autoridade com “A” maiúsculo. Com grande certeza podemos afirmar que era sua a palavra final sobre a maioria dos assuntos.

Podemos, sem medo de errar, afirmar que a posição de Santo Expedito aglutinava elementos equivalentes à de um general moderno, à de um chefe de segurança pública, de um chefe coletor de impostos e a de um desembargador moderno, face os litígios entre os militares e civis sob sua tutela. Sim, pois na região onde atuava a única garantia de ordem e governo era a presença da Legião Romana, e Santo Expedito era seu chefe, e não havia naquela época uma clara divisão dos poderes do estado, ou das atribuições dos seus agentes.

Ele existiu de fato? Há quem diga que não, que o nome Expedito deriva do latim expedictus, que significa ativo, ou o que age prontamente, e não passa de lenda do início do cristianismo, atrelada a algum soldado qualquer. Data venia, tal entendimento equivale a “chamar de tolos” todos que viveram no mundo antigo e pré-moderno e que transmitiram sua história, pois uma lenda, ainda que com contornos fantásticos, não nasce do nada, sempre há uma base real, e se o Cristianismo vivesse só de lendas vãs, ou com uma base fática pobre, não teria resistido a todo esse tempo.

Temos que sua autoridade era equivalente a um verdadeiro conjunto de autoridades. De tal posição ele, com a mais cristalina certeza, tinha tudo o que o mundo podia oferecer: mulheres, dinheiro, posição social privilegiadíssima, e tudo o mais.

Diz a história que ele renunciou a tudo pela fé cristã. E morreu por ela. Grosso modo, porque naqueles tempos o estado romano se sentia ameaçada pelos conceitos cristãos, muito avançados e que punham por terra a desigualdade dos homens, e na ameaça nada mais natural do que se eliminar o risco.

Prezado leitor, um homem poderoso como Santo Expedito foi “tocado” pela fé cristã e renunciou a tudo que tinha até então por conta dessa fé. A história conta que havia um corvo preto que gritava cras, que, salvo engano, em latim significa amanhã, no sentido de tentar adiar a conversão do santo. E o santo ao pisar no corvo disse hodie! Isto é, hoje. Converteu-se naquele momento. Imagine o leitor o profundo sentimento de Justiça que o levou a decisão tão marcante!

Um homem como Santo Expedito deve ter tido uma profunda reflexão filosófica acerca da natureza religiosa e mesmo política do Cristianismo. Deve ter percebido o enorme alcance dos conceitos de igualdade entre os homens perante Deus, e da fé em dias melhores, coisa que simplesmente não existia no sistema ideológico e político romano. Vislumbrou o derradeiro destino da humanidade se conforme os preceitos cristãos. Um homem como ele podia entender bem isso, dado o enorme poder e capacidade de compreensão que tinha.

O corvo pode ser entendido como uma representação da dúvida entre declarar uma posição política nova, mais sofisticada e inteligente, em detrimento de uma confortável e estável posição social.

Nós hoje, no mundo moderno, não temos como imaginar o que significa uma ruptura com a ordem política dessa magnitude. Mas foi o que aconteceu e ele perdeu sua posição, e foi condenado à morte por conta disso. Prova da sua coragem e da sua excepcional capacidade de comando, pois um líder verdadeiro não tem medo de seguir o que é correto. As pessoas seguem voluntariamente quem tem certeza do que faz, quem tem certeza do que exatamente defende. As pessoas hesitam em seguir um líder titubeante e acomodado, coisa que, pela opção que fez, Santo Expedito definitivamente não era.

Ele assim optou e entrou para a História. Querer dizer que não existiu é nivelar por baixo todo um processo de manutenção do conhecimento humano. E se não aconteceu assim, é porque foi inspirada em algo similar, mas igualmente grandioso. Alguém poderoso não temeu seguir o que era correto.

Não temos a pretensão de ser ou agir como o Santo, nem de colocar quem quer que seja na sua trilha de feitos, muito menos pretendemos nos apropriar de sua memória a fazer mudar algum sistema, numa luta entre o “bem e o mal”, mas podemos meditar no que a história nos deixou, e ter a coragem de tentar mudar algo para o bem de todos, e o exemplo desse Santo pode de fato nos inspirar a proceder com alguma mudança, principalmente na aplicação da Justiça, seja ela penal, civil e mesmo fiscal, tudo no sentido da real igualdade entre os homens.

Alexandre Carnevali da Silva
Procurador da Fazenda Nacional
São Bernardo do Campo, SP



VOLTAR