A SAÚDE MENTAL DAS MULHERES É TEMA DE EVENTO DO PROJETO “PFN E GÊNERO” – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

23 de março de 2021

A SAÚDE MENTAL DAS MULHERES É TEMA DE EVENTO DO PROJETO “PFN E GÊNERO”


Em webinar realizado na segunda-feira (22), palestrantes, convidadas e convidados debateram o tema “A Saúde Mental das Mulheres: loucas ou sobrecarregadas?”. O evento integrou a série PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos, cujas ações vêm marcando o Mês da Mulher. Idealizado por Valéria Ferreira, diretora do SINPROFAZ, e Beatriz Pereira, integrante do Grupo de Saúde Mental PFN-SP, o webinar teve as duas como anfitriãs e também contou com a participação do psicólogo Cristiano Costa, coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN. Para assistir à íntegra das palestras e das exposições, acesse o canal do SINPROFAZ no YouTube: bit.ly/SaudeMentaldasMulheres.

Convidado para representar a PGFN no evento, Aleksey Cardoso é diretor do Departamento de Gestão Corporativa – DGC, onde, juntamente com a equipe, vem promovendo iniciativas como o PGFN Plural. De acordo com o filiado, o webinar realizado pelo SINPROFAZ reuniu duas vertentes dos debates que ocorrem na Instituição: a questão do gênero e a questão da saúde mental. “Para construir um ambiente de trabalho saudável, de qualidade de vida, devemos ter respeito à diversidade em todos os seus enfoques. Que façamos cada vez mais a nossa parte, na tentativa de transformar o nosso ambiente familiar, para, a partir daí, transformar o ambiente da Instituição e, como gotas num grande oceano, transformar a cultura dentro do nosso país”, destacou.

Carlos Alexandre Torres, diretor do SINPROFAZ, e Maya Lisboa, do Grupo de Saúde Mental PFN-SP, representaram a Carreira na oportunidade. De acordo com o dirigente sindical, “Por tudo que passamos recentemente, é muito gratificante ver esse ciclo de palestras acontecendo. A saúde mental, apesar de ser uma preocupação para muitos, raramente era tema de projetos que saíam do papel”. Ao reiterar a fala do diretor, Maya Lisboa ressaltou a importância do cuidado com a saúde emocional, especialmente a da mulher: “Mesmo hoje, que temos mais participação dos homens nas funções domésticas, a gestão do dia a dia, com a família, a casa e as crianças, ainda é das mulheres. Essa carga mental nos leva a uma situação de esgotamento que, aos olhos da sociedade, nos faz parecer surtadas”.

A Saúde Mental das Mulheres
Carla Cristina Garcia foi a primeira chamada a palestrar. Segundo a professora de Psicologia Social e Ciências Sociais da PUC SP, debates como os promovidos ao longo do mês de março representam a continuação do trabalho de mulheres ocidentais que, tanto na filosofia quanto no mundo prático, discutiram questões como “os preconceitos sociais que colocaram as mulheres do lado daquilo que, ao longo dos séculos, viemos a chamar de loucura e, os homens, do lado do que viemos a chamar de razão”. A partir do século XVIII, conforme ensina Carla Cristina Garcia, cresceu a associação entre as mulheres e a loucura e definiu-se o lugar das rebeldes e revolucionárias dentro da sociedade. “As dissidentes políticas tinham dois destinos básicos: a guilhotina ou o manicômio.”

Para fechar as exposições, Adriana Fregonese tratou da temática do cuidado, principalmente no contexto da maternidade. Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital do Coração – HCor e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Adriana Fregonese destacou a necessidade de que o cuidado vá além da saúde física e inclua também a saúde emocional. “Historicamente, a gestante foi pouco assistida do ponto de vista da saúde mental, pois acreditava-se que a gestação era uma fase plena, de alegria e de tranquilidade. Hoje sabemos que os sintomas e transtornos psiquiátricos são muito frequentes. Em nosso sistema de saúde, temos o pré-natal, mas não uma atenção à saúde mental da gestante”, informou a professora.

Sorteios de livros
Uma das perspectivas do projeto PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos é o incentivo às mulheres autoras. Visando à divulgação de livros que privilegiam a perspectiva da mulher, o SINPROFAZ vem promovendo sorteios ao longo do mês de março. Na ocasião do webinar realizado ontem, foram sorteadas as obras O conto da aia, de Margaret Atwood, e Um teto todo seu, de Virginia Woolf, cujas ganhadoras foram as filiadas Gabriela Arraes Cavalcanti e Cecília Nayara Morais. Já o Grupo de Saúde Mental PFN-SP foi responsável pelo sorteio da obra Ovelhas na névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura, de autoria da palestrante Carla Cristina Garcia. A contemplada foi a procuradora da Fazenda Nacional Vivian Leinz.



VOLTAR