AUTORIDADES PRESTIGIAM SOLENIDADE DE ABERTURA DO 19º ENCONTRO DO SINPROFAZ – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

29 de novembro de 2019

AUTORIDADES PRESTIGIAM SOLENIDADE DE ABERTURA DO 19º ENCONTRO DO SINPROFAZ


Uma solenidade com a presença de autoridades e Colegas marcou, na noite de ontem (28), o início do 19º Encontro Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional. Promovido anualmente pelo SINPROFAZ, o evento ocorre este ano no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis/SC, e conta com cerca de duzentos e cinquenta participantes, entre procuradores da Fazenda Nacional, familiares e convidados. Coube ao presidente do SINPROFAZ, José Ernane Brito, abrir o evento. Em discurso, ele deu as boas-vindas aos Colegas e apresentou o tema escolhido pela Diretoria para nortear as palestras durante o Encontro: “PGFN e Democracia”.

“Pensamos nesse tema sob duas óticas. Uma interna, para construção e fortalecimento da PGFN sempre com fulcro no diálogo horizontalizado entre todos os Membros, levando-se em consideração as peculiaridades de cada projeção da Procuradoria da Fazenda Nacional, seja no momento da tomada de decisões ou da adoção de políticas fiscais que visem incrementar potencialmente a arrecadação. E, noutro diapasão, numa ótica externa, de contribuição com toda a formatação política que respeite o regime político democrático, pois somos Instituição republicana, democrática e quatrocentenária”, discursou o presidente.

A palavra foi concedida então aos convidados do evento. O primeiro a falar aos presentes foi José Levi Mello do Amaral Júnior. O procurador-geral da Fazenda Nacional ressaltou a importância da reunião da Carreira em eventos como o Encontro do SINPROFAZ que, todos os anos, promove debates a respeito do presente e do futuro da PGFN. Levi ainda se dirigiu a Ernane Brito, momento em que reforçou o intuito de aproximação cada vez maior com o Sindicato: “O relacionamento entre SINPROFAZ e Procuradoria-Geral não poderia ser melhor. E, ao dizer isso, presidente Ernane Brito, renovo a absoluta abertura aos Colegas do nosso Sindicato, que se consolidou como canal privilegiado para o debate”.

A fala foi seguida pela exposição de Fabrício Da Soller, ex-procurador-geral da Fazenda Nacional que, atualmente, ocupa o posto de adjunto do advogado-geral da União. Da Soller iniciou o discurso rememorando fatos de sua gestão enquanto PGFN e relembrando o trabalho realizado junto à Diretoria do SINPROFAZ. “Algumas decisões são cruciais, mas, por vezes, elas não são assim percebidas no momento em que tomadas. Enquanto Membros do Sindicato e da Procuradoria-Geral, tivemos a responsabilidade e a sensibilidade de nos comprometermos nas pautas comuns, de dialogarmos sempre e de construirmos algo muito positivo para a nossa Instituição – e, de modo geral, para a sociedade brasileira, o que é nossa verdadeira missão.”

Isaac Sidney Menezes Ferreira, vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, também foi convidado a palestrar na cerimônia de abertura. Ex-procurador-geral do Banco Central, ex-diretor do Banco Central e ex-membro da AGU, Isaac Sidney falou sobre a regulação do setor bancário e sobre o Sistema Financeiro Nacional. “O setor de bancos e seguradoras representa 6% do PIB nacional, o que equivale a quase R$ 400 bilhões. Geramos um milhão de empregos indiretos e quase meio milhão de empregos diretos e cuidamos dos valores e dos investimentos de mais de 150 milhões de clientes – o que só aumenta nosso orgulho e nossa responsabilidade”, ressaltou.

A primeira noite do 19º Encontro do SINPROFAZ contou ainda com palestra de Marcelo Neves, professor titular de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Marcelo Neves é filho do PFN José Cavalcanti Neves, ex-procurador-geral da Fazenda Nacional (1963-1965), ex-presidente do Conselho Federal da OAB (1971-1973), ex-presidente da OAB-PE (1953-1971) e um dos mais antigos filiados do SINPROFAZ. No 19º Encontro, Marcelo Neves tratou do tema “Democracia”, apresentando elementos para a necessária reinvenção da palavra. “O anacronismo na história ocorre quando utilizamos conceitos antigos que já não têm muito a ver com o presente. O caso da ‘Democracia’ é típico. Vejam que a República Democrática Alemã não tinha nada de democrática. Esse é um conceito perigoso e com uma superabundância de significados.”

Ricardo Lodi Ribeiro também compôs a mesa da solenidade de abertura. O ex-presidente do Sindicato é diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, recentemente, foi eleito reitor da Universidade – uma honra para o SINPROFAZ e a Carreira. Autor de vários livros, Lodi apresentou aos Colegas sua mais nova obra, intitulada “Desigualdade e Tributação na Era da Austeridade Seletiva”. O livro estará à venda para os participantes do 19º Encontro ao longo de todo o evento, no hall de entrada do auditório onde ocorrem as palestras. Para os interessados, a obra pode ser adquirida também pelo portal da Editora Lumen Juris: bit.ly/2DjQXUE.

Várias atividades estão previstas para os próximos dias de Encontro. Além de palestras e discussões a respeito dos pleitos nacionais e regionais dos PFNs, haverá um painel sobre as ações judiciais e um debate com os representantes da Carreira no CCHA e no CSAGU. Os participantes do Encontro têm programação logo pela manhã: no dia de hoje, foi realizada a 3ª Corrida de Praia do SINPROFAZ e, para amanhã, está programada a trilha até o topo do Morro das Aranhas, que oferece uma ampla vista para a Ilha de Santa Catarina. As noites serão marcadas por momentos de confraternização entre os Colegas, além de um jantar exclusivo oferecido pelo SINPROFAZ no dia de encerramento do 19º Encontro.



VOLTAR