CIDADÃO NÃO PODE CONTINUAR PAGANDO A CONTA DA INJUSTIÇA FISCAL, DEFENDE PFN – SINPROFAZ

15 de outubro de 2019

CIDADÃO NÃO PODE CONTINUAR PAGANDO A CONTA DA INJUSTIÇA FISCAL, DEFENDE PFN

Denise Lucena é procuradora da Fazenda Nacional filiada ao SINPROFAZ e professora da Universidade Federal do Ceará. Em audiência pública realizada no Senado em 8 de outubro, a PFN tratou das propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso Nacional e que visam a alteração do Sistema Tributário Nacional. Denise Lucena questionou a necessidade de criação de um novo imposto (o IBS, Imposto sobre Bens e Serviços) tão semelhante ao IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que já é reconhecido pelo Mercosul. Ela abordou ainda o risco de a reforma tributária onerar novamente o cidadão.

“Precisamos ter a garantia de que o cidadão não será massacrado. Tenho ouvido muito pouco, nos debates, sobre a proteção ao cidadão brasileiro. Escuto sobre federalismo, vejo os entes brigando pela sua parte na carga tributária, vejo os empresários atuando pela proteção da livre concorrência, mas ouço muito pouco sobre o cidadão e sobre a injustiça de ele ter que, novamente, pagar o preço. Se focarmos no consumo, não haverá outra saída: nós é que vamos pagar novamente essa conta.”

Confira trecho da exposição de Denise Lucena: https://youtu.be/C36vmX3C1mI