Comissão aprova receita extra de R$ 17,7 bilhões para 2011 – SINPROFAZ

9 de novembro de 2010

Comissão aprova receita extra de R$ 17,7 bilhões para 2011

As três principais fontes de arrecadação, segundo o deputado, são o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que, ao passar de 2% para 6% para investimento estrangeiro em renda fixa, deve provocar uma arrecadação extra de R$ 3 bilhões, o refinanciamento de dívidas de empresas (Reffis 4), que deverá gerar mais R$ 6,2 bilhões, e a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de empresas exportadoras, julgada procedente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deve contribuir com mais R$ 7,6 bilhões no próximo ano.

O parecer do deputado pernambucano também eleva a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010. Na proposta orçamentária enviada pelo Executivo ao Congresso, a previsão do Ministério do Planejamento era de um crescimento de 6,5% do PIB neste ano. Para o relator, porém, a estimativa sobe para 7,5%.