CONGRESSO EM FOCO PUBLICA ARTIGO DO DIRETOR ANDRÉ BARRETO CAMPELLO – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

13 de maio de 2021

CONGRESSO EM FOCO PUBLICA ARTIGO DO DIRETOR ANDRÉ BARRETO CAMPELLO


Em 13 de maio de 1888, foi promulgada a Lei Áurea. A legislação marcou, de modo formal, a abolição da escravidão negra no país. Estudioso do assunto e dos demais temas relativos ao período escravista no Brasil, o diretor do SINPROFAZ André Barreto Campello produziu artigo publicado hoje (13) pelo portal Congresso em Foco.

Em trecho do texto sobre a história da Lei Áurea, o autor descreveu o processo legislativo pertinente à matéria e a pressão popular existente na época: “O projeto passou a ser o foco dos debates no Parlamento, que estava situado na mais pulsante cidade brasileira: o Rio de Janeiro. A população, agitada pela imprensa, participava ativamente das sessões e, do lado de fora do prédio, ruidosamente se manifestava com as notícias do que ocorria no recinto, aplaudindo ou vaiando os deputados que se pronunciavam contra o projeto”.

Confira a íntegra do artigo em congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/forum/lei-aurea-a-historia-do-seu-nascimento

Sobre o autor
André Barreto Campello é lotado na Procuradoria da Fazenda Nacional no Estado do Maranhão. Foi membro eleito do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União. Especialista em Docência Superior e em Pesquisa no Ensino Superior, foi docente na Faculdade São Luís e professor substituto na Universidade Federal do Maranhão. É autor das obras Manual Jurídico da Escravidão: Império do Brasil e Manual Jurídico da Escravidão: Cotidianos da Opressão, ambas publicadas pela Paco Editorial.



VOLTAR