CONHEÇA OS PFNS MAIS VOTADOS NA PRIMEIRA FASE DA LISTA SÊXTUPLA PARA AGU – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

9 de novembro de 2022

CONHEÇA OS PFNS MAIS VOTADOS NA PRIMEIRA FASE DA LISTA SÊXTUPLA PARA AGU


O SINPROFAZ torna públicos os nomes das Procuradoras e dos Procuradores da Fazenda Nacional que mais votos receberam na primeira fase de eleição da Lista Sêxtupla para AGU. Os dez (10) escolhidos participarão da segunda etapa do processo eleitoral. Os três (3) mais votados na fase final comporão a Lista Sêxtupla juntamente com três (3) Advogadas ou Advogados da União. A Lista é uma iniciativa do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, composto por SINPROFAZ, ANAJUR e ANAUNI.

A seguir, em ordem alfabética, as Procuradoras e os Procuradores da Fazenda Nacional indicados pela Carreira para liderar a Advocacia-Geral da União:

Adriana Gomes de Paula Rocha
Procuradora-Geral Adjunta de Consultoria e Estratégia da Representação Judicial. Na PGFN, atua também como Procuradora-Geral da Fazenda Nacional Substituta. Mestranda e Pós-Graduada em Administração Pública (FGV). Exerceu os cargos de Procuradora-Regional da PRFN 1ª Região, Procuradora-Chefe da PFN/GO e Procuradora-Seccional da PSFN/Anápolis. Procuradora da Fazenda Nacional desde 2008. Integrante do Coletivo Feminino Tributos a Elas.

Andalessia Lana Borges
Procuradora da Fazenda Nacional desde 2008, com atuação nos Tribunais Superiores. Ex-Assessora no STF e na PGR. Ex-Coordenadora da Atuação da PGFN no STJ (2016 a 2018). Atualmente é Coordenadora das Estratégias Judiciais da Fazenda Nacional. Coidealizadora e Cofundadora do Movimento Tributos a Elas. Integrante do Grupo Tributação e Gênero (FGV-SP) e WIT. Integra o Movimento Tributos a Elas. Mestre em Direito e Políticas Públicas (UniCEUB).

Anelize Lenzi Ruas de Almeida
Subprocuradora-Geral da Fazenda Nacional. Mestre em Política Pública (Universidade de Oxford) e Pós-Graduada em Administração Pública (FGV). Atuou na Subchefia de Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Foi Procuradora-Chefe da Dívida Ativa na 1ª Região, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e Diretora de Gestão da Dívida Ativa da União (atual Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa e do FGTS).

Claudia Aparecida de Souza Trindade
Procuradora da Fazenda Nacional desde 1993. Doutora em Direito Econômico e Financeiro (USP). Especialista em Direito Privado (UFPR) e em Administração Pública (FGV). Lotada na Coordenação-Geral de Assuntos Societários da União. Atuou como Coordenadora da Atuação Judicial da Fazenda Nacional perante o STF e como Assessora Parlamentar da PGFN. Integra o Tributos a Elas. É Conselheira Seccional da OAB/DF.

Fabrício Da Soller
Assessor-Chefe da Assessoria Consultiva do Tribunal Superior Eleitoral. Já exerceu os cargos de Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Secretário-Geral de Consultoria da AGU, Consultor-Geral da União Substituto, Procurador-Geral Adjunto de Consultoria e Contencioso Tributário, Adjunto do Advogado-Geral da União, dentre outros. É pós-graduado em Direito Tributário (UCB), Direito Econômico e das Empresas (FGV) e Administração Pública (FGV).

Francisco Tadeu Barbosa de Alencar
Deputado federal (PSB/PE) em segundo mandato, tendo sido líder do PSB em dois períodos (2018 e 2019) e vice-líder da oposição ao Governo Bolsonaro, em 2021 e 2022. Membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, da Comissão de Relações Exteriores e da Comissão de Cultura. Preside a Frente Parlamentar em Defesa do Cinema e do Audiovisual brasileiros. Procurador da Fazenda Nacional desde 1993, exerceu, na PGFN, os cargos de Procurador-Geral Adjunto da Fazenda Nacional no primeiro Governo do Presidente Lula e de Procurador-Regional da PRFN 5ª Região. Foi Delegado Sindical do SINPROFAZ. Em Pernambuco, atuou como Procurador-Geral do Estado e como Secretário da Casa Civil no Governo de Eduardo Campos (2007 a 2014). Presidiu o Conselho de Administração da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e o Conselho Fiscal do BNB. Especialista em Direito Tributário (UFPE/ESAF), participou do curso em Administração Judicial – Programa Internacional de Treinamento (Universidade da Geórgia, Atlanta, EUA). Escritor e articulista do Jornal do Commercio desde 2010, publicou o livro Lições de Madrugada (2021). Em todos os 8 (oito) anos de mandato, foi colocado pelo DIAP entre os cabeças do Congresso Nacional e, pelo Congresso em Foco, entre os 10 melhores parlamentares e parlamentar representante da Advocacia Pública (2019). É o único representante da AGU no Congresso Nacional.

Heráclio Mendes de Camargo Neto
Ex-Presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ (2013-2015). Mestre em Direito pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – Universidade de São Paulo (USP). Procurador da Fazenda Nacional na Divisão de Ações Especiais de Inteligência Fiscal (DAESI) da PRFN3. Membro da Carreira desde 2003.

Jorge Rodrigo Araújo Messias
Exerceu cargos como os de Subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República e Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil. No Ministério da Educação, foi Consultor Jurídico e Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Ex-Procurador do Banco Central do Brasil e ex-Consultor Jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Doutorando (UnB) e Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (UnB). Atuação e pesquisa em Law, Development and Innovation e em Gestão Pública e nas áreas de Direito Empresarial, Direito do Estado e da Regulação e Direito Administrativo Econômico.

Ricardo Soriano de Alencar
Procurador-Geral da Fazenda Nacional, com quase 25 anos de advocacia pública federal. Atuou como Procurador-Geral Adjunto da Consultoria Administrativa, como Coordenador-Geral Jurídico na PGFN e como Consultor da União. Foi membro de diversas bancas examinadoras de concursos públicos, inclusive para o provimento de cargos de Procurador da Fazenda Nacional. Presidiu o Conselho Fiscal da CAIXA e o Conselho de Administração do BNB, entre outras experiências na Administração indireta. Bacharel em Direito (UnB), é especialista em Direito Administrativo (UGF), em Direito Constitucional (UGF) e em Ordem Jurídica e Ministério Público (FESMPDFT). Foi também Procurador Federal.

Rogério Campos
Representante da Carreira no CCHA, de cuja criação participou ativamente, sendo inclusive o primeiro presidente. É Diretor de Programa de Previdência, Trabalho e Assistência Social da Secretaria Executiva do Ministério da Economia, onde também atuou como Assessor Especial. Na Casa Civil da Presidência da República, foi Subchefe Adjunto de Política Econômica e, na PGFN, Coordenador-Geral da Representação Judicial da Fazenda Nacional. Membro da atual comissão de concurso de ingresso na carreira de PFN. É Mestre em Políticas Públicas e Governo (FGV).

A segunda etapa do processo eleitoral se inicia às 9h de amanhã (10), com prazo final definido para as 23h59 da sexta-feira (11). Para votar, os PFNs utilizarão novamente a plataforma www.listatripliceagu.com.br. Nesta nova fase, filiadas e filiados ao SINPROFAZ poderão votar em até três (3) nomes dentre os dez (10) vencedores da primeira etapa. A Lista Sêxtupla será conhecida no dia 14 de novembro e posteriormente entregue pelas entidades do FORVM ao Presidente da República eleito.



VOLTAR