DELEGADA SINDICAL FALA SOBRE PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL APOIADO PELO SINPROFAZ – SINPROFAZ

16 de setembro de 2021

DELEGADA SINDICAL FALA SOBRE PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL APOIADO PELO SINPROFAZ

O SINPROFAZ, representado pela delegada sindical em Alagoas, Carla Cristina Rocha Guerra, participou do evento de lançamento do gibi Turma Lajense. A publicação integra o projeto Da Cidadania Cultural à Cidadania Fiscal, criado pela Prefeitura de São José da Laje/AL. O programa visa à conscientização sobre a função socioeconômica dos tributos e tem como público a comunidade escolar do Município. No âmbito da Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você?, o SINPROFAZ concedeu apoio institucional à publicação.

Conheça a versão digital do gibi: sinprofaz.org.br/pdfs/turma-lajense-digital.pdf

Em vídeo gravado para a ocasião do lançamento, Carla Guerra ressaltou a importância da publicação e do projeto como um todo. Segundo a procuradora da Fazenda Nacional, ao levar às escolas o conhecimento sobre o que é o tributo e sobre como funcionam a repartição de receitas tributárias e a gestão fiscal, o projeto possibilita maior engajamento e participação social de crianças e jovens na geração, na distribuição e, sobretudo, na fiscalização dos recursos públicos.

“Com uma linguagem simples, objetiva e lúdica, inclusive usando elementos da cultura local e regional, o gibi é uma importante ferramenta do processo de ensino e aprendizagem para a formação de cidadãos mais conscientes e aptos a exercer a cidadania plena. Essas crianças e esses jovens podem ser agentes multiplicadores das boas práticas fiscais. Só assim teremos uma melhor destinação dos recursos públicos, distribuição de renda e prestação de serviços, além do bem-estar social que, ao fim e ao cabo, é o grande objetivo do Sistema Tributário Nacional instituído pela Constituição Federal de 1988.”

Assista à íntegra do vídeo gravado pela delegada sindical Carla Guerra: youtu.be/b10IZzInypc