DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA PAUTA EXPOSIÇÕES DURANTE WEBINAR – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

27 de outubro de 2020

DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA PAUTA EXPOSIÇÕES DURANTE WEBINAR


O SINPROFAZ escolheu o mês de outubro, em que o mundo inteiro realiza campanhas de conscientização sobre os riscos do câncer de mama, para promover a palestra “Outubro Rosa: Autocuidado e Garantia de Direitos”. Ao longo do evento on-line na manhã de hoje (27), especialistas e representantes da Carreira fizeram exposições a respeito da necessidade do diagnóstico precoce da doença, assim como do suporte emocional, que vai além do apoio encontrado junto à família e aos amigos. O webinar foi mais uma ação promovida no âmbito do Projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN.

O evento contou com a importante presença de Rosana Pessoa. Filiada ao SINPROFAZ, a PFN vem enfrentando o tratamento do câncer de mama e, ao longo do webinar, compartilhou com os Colegas um pouco de sua experiência. “Sempre que converso com minhas amigas, descubro que é preciso falar mais sobre esse assunto. Passei por quimioterapia, por radioterapia e por hormonioterapia e optei por contar sobre o meu caso durante toda a trajetória. Por isso agradeço o convite e parabenizo o SINPROFAZ pela iniciativa. As pessoas precisam parar por um tempo, ouvir, conhecer, se prevenir e buscar ajudar o próximo.”

A diretora do SINPROFAZ Valéria Ferreira foi a anfitriã do evento. Em nome da Diretoria, ela agradeceu a Rosana Pessoa pela disponibilidade em compartilhar sua história e seu exemplo com a Carreira. “Só temos a agradecer pelo seu depoimento muito humano, forte, tocante e, acima de tudo, compassivo no sentido de incentivar outras pessoas a ouvir sobre suas experiências – pessoas que, muitas vezes, têm receio de conversar sobre o tema do câncer de mama. Estou muito feliz por termos participado juntas desta mesa. O trabalho que você fez hoje foi lindo”, ressaltou a diretora do SINPROFAZ.

Especialista na temática do evento, Ana Lúcia Gomes foi a convidada do Sindicato para a palestra central do webinar. Ela é fundadora e gerente de Projetos da BeChange – Consultoria de Impacto Político e Social e atua há 14 anos em organizações do Terceiro Setor. Também participou da fundação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA e tem experiência na coordenação de projetos de advocacy para influência em políticas públicas, captação de recursos, redes, coalizões e mobilização social, especialmente na área da saúde da mama.

“O Outubro Rosa vem para despertar a atenção para o tema do câncer de mama, que ainda é um tabu. Desde o princípio da campanha, falou-se sobre a conscientização, a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de autocuidado. Só recentemente passamos a abordar o advocacy, que inclui uma série de estratégias para influência em políticas públicas. Precisamos aproveitar que estão todos mobilizados, inclusive os tomadores de decisão, para implantarmos políticas em benefício da saúde da mulher, assim como para cobrar as políticas que não estejam funcionando”, destacou Ana Lúcia Gomes.

Cristiano Costa, sócio-administrador da PSYCH Psicologia Clínica & Organizacional e psicólogo responsável pelo Projeto do SINPROFAZ, também participou da condução do webinar. Ao comentar a exposição da palestrante, Costa falou sobre a “consciência da morte” que, segundo ele, nos acompanha e nos diferencia enquanto seres humanos: “Diagnósticos como o do câncer aproximam nossa consciência de algo que está para todos nós indistintamente, que é a morte. Enquanto baliza, no entanto, a morte nos ajuda nas mudanças de atitude, a deixar para trás hábitos e situações que não nos interessam mais”.



VOLTAR