EM ENTREVISTA À CBN, PRESIDENTE DO FORVM E DO SINPROFAZ DEFENDE CRITÉRIO TÉCNICO PARA ESCOLHA DO AGU – SINPROFAZ

9 de novembro de 2018

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente do FORVM e do SINPROFAZ, Achilles Frias, repercutiu a iniciativa do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal de promover eleições entre os membros da AGU visando a formulação de uma Lista Tríplice para o cargo de Advogado-Geral da União. A Lista, divulgada ontem, deverá ser entregue ao presidente da República eleito, Jair Bolsonaro.

Ao longo da entrevista, Achilles Frias destacou a necessidade da nomeação de um membro da Advocacia Pública Federal para o cargo, haja vista que a atuação do Advogado-Geral deve ser pautada especialmente pela técnica. A adoção desse critério, ademais, visa a constituição de uma AGU de Estado, não de governo, e, segundo o próprio Jair Bolsonaro, esse vem sendo o parâmetro adotado para seleção de seus ministros.

Em resposta a questionamento da CBN, o presidente do SINPROFAZ explicou que a integração da Advocacia-Geral da União ao Ministério da Justiça é proposta que vai de encontro à própria Carta Política. Segundo Achilles Frias, “a estrutura da AGU é prevista na Constituição Federal e em lei completar, não há como ela ser diminuída”.

Confira a íntegra da reportagem da CBN: glo.bo/2OzBmmY