EM NOVA OBRA, CLAUDIO SEEFELDER TRATA DA ATUAÇÃO NOS TRIBUNAIS DO PAÍS – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

31 de agosto de 2022

EM NOVA OBRA, CLAUDIO SEEFELDER TRATA DA ATUAÇÃO NOS TRIBUNAIS DO PAÍS


O filiado Claudio Xavier Seefelder Filho apresenta à Carreira sua mais nova obra: “Barristers, como atuar em tribunais no Brasil”. Fruto da experiência de Seefelder em mais de 20 anos na PGFN, em especial na atuação perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal, o livro possui prefácios do ex-PGFN Fabrício da Soller e do ministro Bruno Bianco e conta com contribuições de Alexandra Carneiro, Luciana Moreira, Geila Barreto, Flávia Coelho, Andrea Mussnich, Filipe Barros, Rodrigo Pirajá, Leonardo Furtado, Alexandre Moreira, Marcelo Spinardi, Raphael Castro e Silva, João Figueiredo e Daniel Coussirat. A rica experiência prática dos autores é o diferencial da obra.

A Lei 13.105/2015 provocou uma série de modificações na legislação processual civil brasileira, com relevantes impactos na jurisprudência e nas súmulas das Cortes Superiores, além das divergências doutrinárias já existentes. Tendo isso em vista, a obra “Barristers, como atuar em tribunais no Brasil” oferece orientações seguras, práticas e atualizadas quanto à correta interposição de recursos cíveis e ao ingresso de ações originárias perante os tribunais, em especial o STJ e o STF. O livro possui um capítulo especial com exemplos, modelos, técnicas e dicas sobre como elaborar memoriais, participar de audiências e realizar sustentações orais eficazes. A pré-venda da obra ocorrerá já no mês de setembro, no site da Editora. O lançamento será realizado em outubro, na sede da OAB, em Brasília/DF.

Saiba mais
“Barristers” são advogados altamente especializados na atuação perante os tribunais superiores em países com a tradição da “common law”, como Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), Irlanda, África do Sul, Canadá, Austrália e Hong Kong. O “barrister” também é um especialista em direito material. Por isso, é requisitado pelos “solicitors” para produzir pareceres. Já os “solicitors” aconselham, elaboram documentos, participam de negociações, firmam acordos e preparam os casos para julgamento. Se a ação for a um tribunal superior, o “solicitor” (e não o cliente) contata um “barrister” e transmite a ele todas as informações necessárias. Os “solicitors”, portanto, são aqueles que solicitam o trabalho dos “barristers”.



VOLTAR