EM SOLENIDADE COM AUTORIDADES DOS TRÊS PODERES, MINISTROS DO TSE CONDECORAM PRESIDENTE DO SENADO – SINPROFAZ

9 de março de 2023

O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias, compareceu na terça-feira (7) à solenidade de outorga da Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral. A cerimônia foi prestigiada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A entrega da condecoração coube ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e ao vice-presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, os quais outorgaram a comenda, no grau Grã-Cruz, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. A medalha leva o nome do advogado e político Assis Brasil e é entregue a personalidades que atuam em favor da Justiça Eleitoral.

Realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília/DF, a cerimônia também contou com as presenças do advogado-geral da União e filiado, Jorge Messias; do secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral e filiado, José Levi Mello; da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber; da ministra do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Alberto Simonetti; além de ministros de outras Cortes Superiores, ministros de Estado, magistrados, advogados e integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

Ao discursar para o público, Pacheco destacou o momento turbulento motivado, no país, pela desinformação e pela tentativa infrutífera de descrédito no processo eleitoral. O presidente do Senado enfatizou a importância das urnas eletrônicas, que “sempre foram motivo de orgulho nacional e trouxeram, nestes 27 anos de uso no Brasil, transparência, confiabilidade e velocidade na apuração do resultado do pleito”. Pacheco ainda enalteceu a atuação de Alexandre de Moraes, o qual conduziu as eleições de 2022 “com absoluto comprometimento com a Constituição Federal e com a legislação pátria”. Ao encerrar a fala, afirmou que “a democracia está de pé pelo trabalho de quem se dispôs ao diálogo, e não ao confronto, bem como pelo trabalho da Justiça Eleitoral, que atuou pela pacificação”.