EM WEBINAR, PFNS APRENDEM A LIDAR MELHOR COM A PERDA E O LUTO. ASSISTA! – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

2 de junho de 2021

EM WEBINAR, PFNS APRENDEM A LIDAR MELHOR COM A PERDA E O LUTO. ASSISTA!


O SINPROFAZ, com o apoio do Departamento de Gestão Corporativa – DGC/PGFN, promoveu hoje (2) o webinar “O Luto Importa – Aprendendo a Lidar com Perdas”. O evento foi mais uma iniciativa do Projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN. A mesa virtual foi composta, entre outros, por José Ernane Brito, presidente do SINPROFAZ; Raquel Frota, filiada representante do DGC/PGFN; Maya Lisboa, filiada integrante do Grupo de Saúde Mental PFN SP; e Cristiano Costa, psicólogo coordenador do Projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN. Coube a José Ernane Brito dar as boas-vindas aos palestrantes e ao público. As palavras iniciais do presidente foram seguidas pela exposição da diretora Valéria Ferreira.

“Nestes tempos difíceis que vivemos, com tantos desafios e acúmulos de problemas, é muito importante falarmos sobre a dor da perda. Estamos testemunhando o luto como fenômeno coletivo. Embora seja impossível esgotarmos esse tema em uma única palestra, acredito que este evento seja um primeiro passo para lidarmos melhor com a questão do luto. Com esse propósito, a palavra-chave que buscamos e que vem orientando os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Saúde Mental PFN SP é compaixão – pelos outros e por cada um de nós. Temos vivido o luto de formas diferentes. A dor de cada um é profunda, válida e única”, discursou a diretora do SINPROFAZ, idealizadora do evento.

A palestra central foi proferida pela psicóloga Valéria Tinoco. Mestre e doutora pelo Programa de Psicologia Clínica da PUC SP, ela é cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia, referência brasileira no tratamento e na abordagem terapêutica do luto. No Instituto, Valéria Tinoco coordena o curso de Especialização e Aprimoramento em Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego. Ao responder às perguntas enviadas pela Carreira, a palestrante ressaltou a melhor forma de ajudar um Colega em situação de luto. Além da importância de ouvir mais do que falar, a psicóloga destacou a necessidade de olhar para a experiência do outro como sendo única.

“Quando alguém está passando por uma experiência de perda, é comum que os Colegas em torno tentem falar sobre suas próprias experiências e dar ‘dicas’. Então a pessoa que está enfrentando a situação naquele momento perde o protagonismo. As histórias dos outros podem servir como sobrecarga para nossa própria história. Além disso, se não estou vivendo a experiência da maneira como meu Colega viveu, posso entender que estou enfrentando a situação de maneira errada. O fato é que não há formas erradas de se viver essa experiência. A ideia de ‘ter algo a falar para o Colega em luto’ vem da perspectiva de que precisamos tirar dele aquele sofrimento, mas não devemos ter esse desejo”, ensinou Valéria Tinoco.

Departamento de Gestão Corporativa
A procuradora da Fazenda Nacional Raquel Frota representou o DGC/PGFN na oportunidade. De acordo com a filiada, o debate sobre o luto ganha relevância ainda maior à luz do Planejamento Estratégico elaborado pela PGFN para o ciclo 2021-2024. “Entre os doze objetivos estratégicos elencados para o alcance da visão de futuro, está o de ‘desenvolver as pessoas e promover sua saúde física e mental’. Atento a esse objetivo, o DGC, por meio de sua equipe de Qualidade de Vida, tem promovido ações de cuidado e se colocado em constante contato com a base e órgãos parceiros como o SINPROFAZ. Destaco a excelência do Projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN que o Sindicato tem desenvolvido.”

Assista à íntegra do evento! Acesse agora o YouTube do SINPROFAZ: bit.ly/OLutoImporta



VOLTAR