FILIADO AO SINPROFAZ PUBLICA ARTIGO EM REVISTA DO TRF DA 1ª REGIÃO. CONFIRA! – SINPROFAZ

5 de maio de 2021

FILIADO AO SINPROFAZ PUBLICA ARTIGO EM REVISTA DO TRF DA 1ª REGIÃO. CONFIRA!

Antônio Carlos Sirqueira Rocha é filiado ao SINPROFAZ. Lotado na Procuradoria da Fazenda Nacional no Estado do Amapá, o PFN é autor de artigo publicado na mais recente edição da Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Intitulado “(Auto-)nomia do direito e linguagem: uma resposta hermenêutica para a conexão entre direito tributário e contabilidade”, o estudo se propõe a uma incursão hermenêutica sobre a interpenetração dos mundos do Direito Tributário e da Contabilidade a partir da matriz de Heidegger-Gadamer.

Conforme trecho do artigo sobre um paralelo entre o Direito Tributário e a Contabilidade, “percebe-se que a tentativa de se utilizar de fatos contábeis puros para definir as materialidades tributárias parte exatamente dessa problemática de ordem paradigmática. Isto é, sobressai-se, de um lado, a crença de que exista uma base tributária meta-jurídica, como se fosse um ente atemporal e ideal, e/ou de outro lado, que a racionalidade humana seja capaz de definir, com o puro intelecto lógico, aquilo que objeto real(mente) seja”.

Para conferir a íntegra do artigo, acesse https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/293/171