FONACATE REALIZA CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

26 de maio de 2022

FONACATE REALIZA CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO


O Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, juntamente com as entidades parceiras, como SINPROFAZ, realizou na última terça-feira, 24 de maio, a 7ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado. Com a temática “Rumo ao Estado Necessário”, as discussões e painéis se desdobraram ao longo de todo o dia, com apontamentos e reflexões importantes para o avanço do serviço público.

“É preciso sempre lembrar que o serviço público tem a responsabilidade de atenuar as vicissitudes sociais, de promover o desenvolvimento, a educação, a saúde, a segurança e a cultura. Todos nós temos, então, o compromisso de tornar o Estado brasileiro mais forte e qualificado”, pontuou o presidente do Fórum, Rudinei Marques, durante a solenidade de abertura do evento.

Com o avanço das discussões em cada painel, os participantes identificaram desafios no serviço público que devem ser abordados com urgência, como o aumento do assédio institucional, as tentativas de fragilização do mandato classista e a ausência de uma política salarial que preserve o poder de compra dos servidores. A possibilidade de retomada da reforma administrativa após o período eleitoral, já cogitada nos bastidores, também foi tema de debate e reflexão.

Durante o evento, o Fonacate lançou também sua Carta de Princípios para as eleições gerais de 2022, na qual convida os candidatos a cargos eletivos para subscreverem, firmando compromissos com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, com medidas que favoreçam a retomada das capacidades estatais de planejamento governamental e de coordenação estratégica. O documento é composto por 16 princípios e é assinado pelas 37 entidades afiliadas do Fórum. Acesse para ler o documento: bit.ly/CartadePrincipios

A íntegra do evento está disponível no canal do YouTube do Fonacate. Para assistir, acesse: bit.ly/YouTubeFonacate.



VOLTAR