Formiguinhas se despedem do Rio; São Paulo é o próximo destino – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

9 de abril de 2011

Formiguinhas se despedem do Rio; São Paulo é o próximo destino


Com combate à sonegação e promoção da Justiça Fiscal, a passagem da campanha do SINPROFAZ “Quanto Custa o Brasil pra Você” pela cidade do Rio de Janeiro foi um sucesso.

As formiguinhas chegaram ao Aeroporto Santos Dumont na segunda-feira, 4 de abril, e estão se despedindo da cidade maravilhosa nesta sexta (8). Durante toda semana, além de circular pelo aeroporto, elas visitaram a Cinelândia, a Universidade Cândido Mendes, a Assembleia Legislativa, entre outros pontos no Rio de Janeiro.

Na Cinelândia, as formiguinhas tiveram a companhia de Valeria Ferrari, que é coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Rio de Janeiro.

O programa de Educação Fiscal existe no Rio há 11 anos e, em nível de Brasil, há 15 anos. “A PGFN é gestora do programa nacional e participa conosco aqui no Rio fazendo um excelente trabalho, neste mesmo viés da campanha do SINPROFAZ, que é da educação tributária, conscientizando o cidadão da importância do tema – justamente por ele pagar o tributo – e da participação dele contribuindo para o controle social dos gastos”, explicou Valéria.

A agente fazendária revelou ainda que “inicialmente, o programa leva ao cidadão a informação sobre o papel das instituições públicas, mostrando, por exemplo, qual é o papel que a PGFN desempenha e como afeta diretamente a vida do cidadão”.

Mídia, site e redes sociais

Nas redes sociais, o destaque fica com o facebook. No final do dia, já havia 633 “curtir” registrados.

Na imprensa, a receptividade é acolhedora. Esta semana, o presidente do SINPROFAZ, Anderson Bitencourt, que é natural do Rio, concedeu entrevistas e contou com o apoio de outros PFNs lotados no estado no esforço de divulgação da campanha.

Nas entrevistas, o presidente Anderson reiterou que a iniciativa, na verdade, é a terceira edição da Campanha Nacional pela Justiça Fiscal, que teve início em 2009. “A ideia da campanha este ano é trazer a sociedade para o debate da reforma tributária, que esperamos seja inserida na ordem do dia do Parlamento e do Governo”.

Sobre o ideal de Justiça Fiscal, o dirigente tem tido que a equação é simples. “Se todos pagarmos os tributos de forma geral, a carga tributária vai diminuir para todos. Se todos os empresários, aqueles que têm uma participação maior na produção das riquezas do país, contribuíssem mais ativamente, o peso que recai sobre a população em geral, e principalmente sobre o assalariado, vai diminuir. Então, a Justiça Fiscal é fundamental para que se alcance, ao final, a Justiça Social que tanto almejamos”.

Anderson também comentou sobre o papel do PFN, relacionando suas atribuições ao combate à sonegação fiscal, “uma vez que o PFN atua para coibir a prática ilegal da sonegação através da cobrança judicial dos tributos”.

Próximo destino

Elas vão visitar a capital financeira do Brasil entre os dias 25 a 29 de abril. Um dos pontos de concentração do formigueiro será a tradicional Avenida Paulista.

No final do mês, as formiguinhas voltarão a circular por outra grande cidade brasileira. São Paulo será o próximo destino das personagens símbolo da campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você”.A adesão à campanha continua crescendo por meio do site e das redes sociais. A agência de comunicação e marketing que coordena a iniciativa estima que, até o final da semana, sejam contabilizados mais de 50 mil acessos no site.



VOLTAR