Governo arrecada R$ 61,1 bi em maio, recorde para o mês – SINPROFAZ

24 de junho de 2010

Governo arrecada R$ 61,1 bi em maio, recorde para o mês

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento da arrecadação foi de 16,55%, segundo a Receita Federal. Em maio de 2009, o governo federal havia arrecadado R$ 52,435 bilhões, descontada a inflação do período.

O aumento de 41% no recolhimento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi o que teve maior crescimento na comparação anual, totalizando R$ 3,17 bilhões. NO acumulado dos primeiros cinco meses do ano, a arrecadação atingiu R$ 321,416 bilhões –o que representa um aumento de 13,27% sobre os R$ 283,765 bilhões arrecadados no mesmo período do ano passado.

Os números de maio também foram ajudados por um repasse de R$ 1,2 bilhão feito pela Caixa Econômica Federal ao Tesouro Nacional, relativos a depósitos judiciais antigos. Apesar do bom desempenho na arrecadação, o governo projeta uma desaceleração a partir de agosto, quando houve uma retomada da atividade econômica.