NOVEMBRO AZUL: MÊS DO COMBATE MUNDIAL AO CÂNCER DE PRÓSTATA – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

3 de novembro de 2020

NOVEMBRO AZUL: MÊS DO COMBATE MUNDIAL AO CÂNCER DE PRÓSTATA


Todos os anos, o mês de novembro é dedicado às campanhas que reforçam a importância da conscientização a respeito das doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata – o mais frequente entre os brasileiros depois do câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.

Na fase inicial, o câncer não apresenta sintomas e, quando alguns sinais aparecem, cerca de 95% dos tumores já estão em etapa avançada, o que dificulta a cura. São fatores de risco para a doença o histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão ou tio) e a obesidade.

No âmbito do Projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN, o SINPROFAZ alerta: para a cura do câncer de próstata, o diagnóstico precoce é fundamental. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos (com fatores de risco) ou dos 50 anos (sem os fatores) devem consultar um urologista. Portanto, PFNs, previnam-se!

Para saber mais, consulte a cartilha lançada pelo INCA: inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso



VOLTAR