PESQUISAS DO PFN DANIEL GIOTTI SOBRE MINISTRO HERMES LIMA INTEGRAM COLETÂNEA DO STF – SINPROFAZ

12 de setembro de 2022

O filiado Daniel Giotti de Paula é o novo autor a contribuir com a coleção Memória Jurisprudencial, editada pelo Supremo Tribunal Federal. Coube ao procurador da Fazenda Nacional organizar o volume dedicado ao ministro Hermes Lima, que ingressou no STF em 1963 e foi aposentado três anos depois, por decreto baseado no Ato Institucional (AI) n° 5. A coletânea do STF visa recuperar relevantes fatos institucionais e jurídicos da Suprema Corte por meio do resgate da vida e da obra de ministros que marcaram a história do Tribunal.

Sobre o homenageado
Hermes Lima nasceu em 22 de dezembro de 1902, em Livramento/BA, e ingressou na Faculdade de Direito da Bahia aos 20 anos, onde bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais. Dedicou-se ao magistério e ao jornalismo. Foi deputado estadual e, como deputado federal, participou da Assembleia Constituinte de 1946. Exerceu a chefia da Casa Civil da Presidência da República no governo João Goulart. Foi ministro do Trabalho e Previdência Social e ministro das Relações Exteriores.

Sobre o autor
Daniel Giotti de Paula é doutor em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Preside o Instituto de Estudos Tributários e de Finanças Públicas de Juiz de Fora e Região (IDT-JF). É professor de Direito Financeiro e de Direito Tributário. Atualmente, disputa as eleições para deputado federal pelo Estado de Minas Gerais (PSDB/MG).

A série Memória Jurisprudencial está disponível em: bit.ly/MemoriaJurisprudencial