PFN LANÇA PLATAFORMA PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE ATIVOS VIRTUAIS – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

26 de agosto de 2020

PFN LANÇA PLATAFORMA PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE ATIVOS VIRTUAIS


A procuradora da Fazenda Nacional filiada Ana Paula Bez Batti, em cooperação com o delegado da Polícia Civil de Goiás Vytautas Zumas, coordenador do Núcleo de Operações com Criptoativos – NOC, integra um projeto inovador no âmbito da administração pública: uma plataforma cujo foco é conectar investigações envolvendo ativos virtuais e, assim, colaborar com o combate ao crime organizado no país. A plataforma recebeu o nome de BlockSherlock.

“Entre outros objetivos, a plataforma busca quebrar o pseudo-anonimato das transações envolvendo ativos digitais, colaborando com as investigações em curso no Brasil. Além dos instrumentos necessários ao rastreamento de transações envolvendo ativos virtuais, a plataforma traz uma série de ferramentas de investigação que auxiliarão o agente público na busca por dados em fontes abertas”, explica a PFN.

A plataforma é acessível ao público em geral, mas os materiais de apoio são de uso exclusivo das autoridades encarregadas das investigações. “A plataforma facilita o compartilhamento de material para capacitação dos agentes públicos, os quais muitas vezes acabam se deparando, no meio de uma investigação, com a ocultação do produto do crime mediante a conversão para ativos virtuais.”

Os usuários do BlockSherlock, através de seus e-mails institucionais, podem solicitar o apoio do Núcleo de Operações com Criptoativos – NOC, da Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado, da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Podem ainda ter acesso à lista das Exchanges atuantes no Brasil, a modelos de requerimentos e ofícios e a material para capacitação.

Conheça a BlockSherlock: www.blocksherlock.com

O SINPROFAZ parabeniza a filiada Ana Paula Bez Batti pela iniciativa e muito se orgulha do protagonismo da Carreira em suas diversas áreas de atuação!



VOLTAR