PRESIDENTE DO SINPROFAZ CONCEDE ENTREVISTA PARA FOLHA DE LONDRINA. CONFIRA A ÍNTEGRA! – SINPROFAZ

2 de agosto de 2021

O presidente do SINPROFAZ, Achilles Frias, concedeu entrevista à Folha de Londrina. A íntegra da conversa foi editada em formato de podcast e divulgada pelo canal de áudios do veículo, o FolhaCast. A entrevista também foi publicada na seção “Ponto de Vista” das versões impressa e online do jornal.

Um dos temas abordados durante a conversa foi o volume da sonegação fiscal registrada anualmente pelo Sonegômetro: mais de R$ 626,8 bilhões. De acordo com o presidente do Sindicato, o placar digital surgiu da necessidade de se dimensionar o impacto da sonegação sobre os cofres do país. A injustiça do sistema tributário nacional também foi destacada ao longo da entrevista. Conforme Achilles Frias, a tributação, no Brasil, incide mais sobre o consumo dos cidadãos e menos sobre a renda e o patrimônio – ao contrário do que ocorre nos países da OCDE.

“As grandes empresas e os ricos, além de serem pouco tributados, podem se valer de mecanismos sofisticados, como a lavagem de dinheiro, para sonegar. Praticamente todo o valor sonegado provém de grandes contribuintes. O Brasil é um verdadeiro paraíso fiscal para os ricos: hoje, com um salário de R$ 5 mil, o cidadão já se insere na maior faixa de tributação do imposto de renda, com alíquota de 27,5%. Quem ganha centenas de milhares de reais por mês – isto é, os verdadeiramente ricos – não sofre tributação maior”, explicou o presidente.

A atuação da Procuradoria da Fazenda Nacional na recuperação da dívida ativa da União foi tema tratado na oportunidade da entrevista. Ao jornalista, Achilles Frias destacou que “a PFN tem limitações para realizar a cobrança, porque seus sistemas recebem pouco investimento, o orçamento é sempre escasso, a carreira de apoio praticamente não existe. Mesmo com toda a desestruturação, o órgão tem feito um trabalho brilhante, concentrando esforços na cobrança dos grandes devedores”.

FolhaCast
Temas como a reforma administrativa, o projeto de lei que distingue o devedor eventual do contumaz e a Lista Sêxtupla para AGU também foram abordados ao longo da entrevista. Para ter acesso à íntegra, encontre o FolhaCast no catálogo de podcasts do seu aplicativo de streaming e aproveite!
Spotify: spoti.fi/3xdAbjK
Deezer: bit.ly/deezer3107
SoundCloud: bit.ly/soundcloud3107

Ponto de Vista
Para conferir a entrevista publicada nas versões impressa e online da Folha de Londrina, acesse o link abaixo. A publicação é restrita a assinantes do jornal.
folhadelondrina.com.br/ponto-de-vista/o-brasil-e-um-paraiso-fiscal-para-ricos-3094305e.html