Procuradores da Fazenda são recrutados para cargos estratégicos – SINPROFAZ

19 de janeiro de 2011

Procuradores da Fazenda são recrutados para cargos estratégicos

Foto: J.Batista (Fonte: SEFOT-SECOM)

Procuradores da Fazenda Nacional assumem cargos estratégicos no governo federal e em governos estaduais. Em 1º de janeiro, Dilma Rousseff renovou a titularidade do PFN Luís Inácio Adams como ministro da AGU.

Foi também confirmada a nomeação do presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, João Carlos Souto, para exercer o cargo de Consultor Jurídico do Ministério das Cidades. Ex-presidente do SINPROFAZ, Souto é atualmente diretor administrativo da entidade sindical.

No Amapá, o PFN Evandro Gama está à frente da Secretaria de Estado da Saúde. Candidato a deputado federal nas eleições de 2010, Gama ficou na suplência conquistando a preferência de mais de cinco mil eleitores. Ele já foi vice-ministro da AGU e superintendente do Incra no estado.

Outro PFN muito bem posicionado é Tadeu Alencar. Durante todo o primeiro governo de Eduardo Campos, ele exerceu o cargo de Procurador-Geral do Estado de Pernambuco. Com a reeleição de Campos, Alencar assumiu a Casa Civil e passou a ser um dos mais influentes assessores do governador.

Além de se encarregar de promover a articulação direta do executivo com os demais poderes do estado e com os municípios, o titular da Casa Civil coordena a política de comunicação e os contratos do governo na área de propaganda.

Ex-PFN

Vale registro ainda a eleição do vice-governador do Pará, Helenilson Pontes. Aos 20 anos, em 1993, antes mesmo de concluir o curso de Direito, ele foi aprovado nos concursos para Procurador da Fazenda Nacional e Procurador do Banco Central.

Já como Procurador da Fazenda Nacional, transferiu-se para São Paulo, onde iniciou o mestrado na Universidade de São Paulo (USP), depois convertido em doutorado em Direito Econômico e Financeiro, na própria USP, e concluído em 2002.

Antes de concluir o doutorado, em 1996, pediu exoneração do cargo de Procurador da Fazenda e passou a dedicar-se à advocacia privada na área tributária. Seu escritório possui bases em São Paulo, Belém e Santarém.