SINPROFAZ ACOMPANHA AUDIÊNCIA SOBRE APERFEIÇOAMENTO DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL – SINPROFAZ

15 de junho de 2022

O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias, compareceu ontem (14) à Câmara dos Deputados. Na data, foi realizada a primeira audiência pública do grupo de trabalho que debate o aperfeiçoamento da Advocacia Pública Federal. Em exposição aos presentes, Adler Anaximandro de Cruz e Alves, advogado-geral da União substituto, tratou da “Perspectiva da AGU sobre a Advocacia Pública Federal”, abordando temas de relevância, como a criação da carreira de apoio, o sucesso da transação tributária e a necessidade de paridade de armas com os órgãos que litigam contra a União.

A audiência contou com a participação do deputado federal e filiado, Tadeu Alencar (PSB/PE). Advogado público desde 1993, o PFN destacou a importância do amplo conhecimento com relação ao trabalho desenvolvido pelos Membros da AGU. Segundo Tadeu Alencar, “o Parlamento conhece pouco a Advocacia-Geral da União. Por isso, tenho a expectativa de que possamos nos valer deste debate para construirmos um arcabouço normativo que faça jus à instituição republicana. Participarei de todos os debates e sugiro focarmos no que é consenso. Essa será a melhor maneira de demonstrarmos a importância estratégica da AGU”.

À reunião, também compareceram o relator do GT, André Figueiredo (PDT/CE); o coordenador dos trabalhos, Paulo Magalhães (PSD/BA); e os deputados Fausto Pinato (PP/SP) e Paulo Ganime (Novo-RJ), integrantes do grupo. Ao encerrar a audiência, o coordenador agradeceu os presentes pelas ricas exposições e afirmou que “saímos desta reunião com uma visão totalmente diferente da AGU. Tenho certeza de que, em breve, apresentaremos um bom trabalho visando mostrar ao povo o desempenho da Advocacia-Geral da União”. Para assistir à íntegra da audiência, acesse: bit.ly/398fiAv.