SINPROFAZ APRESENTA DIAGNÓSTICO DA CARREIRA AO CONGRESSO NACIONAL – SINPROFAZ

4 de julho de 2019

SINPROFAZ APRESENTA DIAGNÓSTICO DA CARREIRA AO CONGRESSO NACIONAL

A Câmara dos Deputados sediou o evento de apresentação, ao Congresso Nacional, do Primeiro Diagnóstico da Carreira de Procurador da Fazenda Nacional. Realizado na quarta-feira (3), o evento foi promovido pelo SINPROFAZ e teve por intuito apresentar aos deputados federais os resultados da Pesquisa que traçou um panorama da Carreira no Brasil. O estudo é pioneiro no âmbito da Advocacia Pública Federal e contou com ampla participação dos PFNs, permitindo que ele refletisse rigorosamente o que pensa e o que deseja a Carreira em todas as Regiões do país.

Dentre os deputados presentes, estiveram Zé Neto (PT/BA), Fábio Trad (PSD/MS) e Bosco Costa (PR/SE), os quais demonstraram conhecimento e especial respeito à Função Essencial desempenhada pelos procuradores da Fazenda Nacional. Na ocasião do evento, SINPROFAZ e parlamentares debateram questões pertinentes à Carreira e à sociedade como um todo, discutindo, entre outras, os nefastos efeitos da reforma da Previdência proposta pelo Executivo e a urgência da proposição de uma reforma tributária justa, que combata a desigualdade social no país.

Consciente da contribuição que os PFNs têm a dar em relação às duas matérias, o deputado Zé Neto discursou aos presentes: “Há assuntos complexos que precisam ser enfrentados. Por que nossa tributação não é progressiva, como nos Estados Unidos e na Europa, onde quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos? Coloco meu mandato à disposição para trabalharmos juntos e desejo que vocês, procuradores da Fazenda Nacional, tenham sucesso nessa empreitada de, por meio do conhecimento que detêm, contribuírem para uma reforma fiscal que seja a chave para muitos dos problemas do país”. Representantes do Diretoria do SINPROFAZ também fizeram uso da palavra.

O evento de apresentação do Primeiro Diagnóstico da Carreira de Procurador da Fazenda Nacional contou ainda com uma exposição de Cristiano Costa, psicólogo responsável pela elaboração do estudo. Na exposição, Costa abordou aspectos técnicos da pesquisa, assim como da análise dos dados e das conclusões. Entidades como a Associação Nacional dos Advogados da União – ANAUNI, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT, o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Sindireceita e o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação – Sinagências prestigiaram o evento promovido pelo SINPROFAZ.

Resultados
A partir do Primeiro Diagnóstico da Carreira de Procurador da Fazenda Nacional, foi possível comprovar a excelência da qualificação técnica dos PFNs: 81% deles são pós-graduados, mestres ou doutores. Verificou-se também que a Carreira não é formada por profissionais iniciantes, pois 81% dos que responderam à Pesquisa exerceram atividade no campo do Direito anteriormente ao cargo de PFN – percentual que revela a expertise dos Procuradores da Fazenda Nacional na atividade jurídica.

Outro dado interessante demonstrado pelo Primeiro Diagnóstico é que, dentre os diversos atributos do Procurador da Fazenda Nacional, os membros da Carreira consideram como principais o “Comprometimento com o Interesse Público” e o “Saber Técnico-Jurídico”. Fica demonstrado assim o compromisso do PFN com a defesa do Estado e da sociedade, empenho este comprovado pelos bilhões de reais cobrados e arrecadados anualmente pela Procuradoria da Fazenda Nacional.

Confira aqui o Primeiro Diagnóstico da Carreira de Procurador da Fazenda Nacional: bit.ly/Diagnostico_PFNs