SINPROFAZ E FONACATE DEBATEM REFORMA ADMINISTRATIVA E PECS DO “PLANO MAIS BRASIL” – SINPROFAZ

12 de fevereiro de 2020

O SINPROFAZ, representado pelo presidente José Ernane Brito, participou ontem (11) de Assembleia Extraordinária do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. O encontro em Brasília/DF reuniu dirigentes de sindicatos e associações, os quais debateram os riscos da Reforma Administrativa e das PECs constantes no “Plano Mais Brasil”, do governo federal. Discutiu-se ainda a representação protocolada pelo Fonacate, na Comissão de Ética Pública da Presidência da República, contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última sexta-feira comparou servidores a “parasitas”.

“O protocolo teve o condão de nos guarnecer, de mostrar para a mídia o que é o serviço público brasileiro em todas as suas esferas. Nós, servidores, somos quem realmente leva o Estado. Somos os que continuarão, somos permanentes. Não estamos comprometidos com o governo temporário. Não estamos de passagem para esvaziar o Estado e nem temos compromisso com os lucros do mercado. Aqueles que o têm, apenas em 400 dias de governo, já estão mostrando quais são seus verdadeiros interesses”, afirmou o presidente do SINPROFAZ ao usar da fala.

Quanto às PECs mencionadas – Emergencial (186/2019), da Revisão dos Fundos (187/2019) e do Pacto Federativo (188/2019) –, a Comissão Parlamentar do Fonacate informou que estão sendo estudadas emendas a serem sugeridas ao Legislativo federal. A medida visa a impedir que as três propostas sejam aprovadas no Congresso Nacional com o mesmo teor de extrema gravidade com o qual foram apresentadas pelo Poder Executivo. O Dia de Mobilização Nacional, marcado para 18 de março, e a 6ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, prevista para abril, também foram pautas da assembleia.