SINPROFAZ INICIA MÊS DA MULHER COM DEBATE SOBRE GÊNERO, DIREITO E INTERSECCIONALIDADES – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

1 de março de 2021

SINPROFAZ INICIA MÊS DA MULHER COM DEBATE SOBRE GÊNERO, DIREITO E INTERSECCIONALIDADES


Com orgulho e amplo apoio da Carreira, o SINPROFAZ deu início, nesta segunda-feira (1º), à série de eventos PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos. Planejado para o Mês da Mulher, o projeto conta com cinco dias de palestras virtuais abertas à Carreira e ao público em geral. Em virtude da quantidade de participantes, o Webinar de Abertura foi dividido em duas Mesas, cujo tema comum foi Gênero, Direito e Interseccionalidades. Neste primeiro dia de evento, o SINPROFAZ faz agradecimento especial à diretora Valéria Ferreira e à filiada Beatriz Pereira, integrantes do Grupo de Saúde Mental PFN/SP, anfitriãs do Webinar e responsáveis pela idealização de todo o projeto.

Silvia Pimentel foi uma das palestrantes convidadas para o evento. Professora da Faculdade de Direito da PUC-SP, ela integrou o Comitê da Organização das Nações Unidas sobre Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW-ONU). “Estamos trabalhando contra algo criado pelo espírito e pela ação do patriarcado, que estabelece a divisão de papéis e de poderes. Nós, ‘ambiciosas mulheres feministas’, queremos que se mudem a mentalidade e as estruturas do mundo. Quando falamos em igualdade, não falamos na perspectiva formal: queremos igualdade material. Se temos essa ambição tão enorme, por certo sabemos que não vamos mudar o mundo sem que tenhamos grandes parceiros homens”, ressaltou a professora.

Flávia Piovesan integra a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH-OEA). Ao palestrar para a Carreira, a também professora da Faculdade de Direito da PUC-SP enalteceu o Webinar, ressaltando que “este evento, por si só, aponta uma mudança institucional. Nós, da Comissão Interamericana, defendemos que é necessária a transformação dos marcos jurídicos e das políticas públicas, mas, sobretudo, das instituições. As mudanças culturais são sempre mais lentas, desafiadoras e difícieis”. Ao longo da exposição, Flávia Piovesan discorreu a respeito da compreensão do enfoque de gênero sob o prisma interseccional e do alcance do sistema interamericano na incorporação do enfoque de gênero.

A Mesa final do Webinar de Abertura contou, igualmente, com renomadas participantes. A primeira a palestrar foi Eunice Prudente, professora da Faculdade de Direito da USP e secretária municipal de Justiça de São Paulo/SP. Ao iniciar a fala, a professora abordou a teoria crítica dos direitos humanos da qual é adepta e que propõe essencialmente uma política de transformação: “Temos uma verdadeira parede a destruir. Por que, nas escolas de Direito, as questões raciais, de gênero e de sexualidade não são aberta e seriamente discutidas? Qual o profissional do Direito que estamos formando? As faculdades públicas têm uma responsabilidade com o povo”. Confira a Apresentação completa da professora: bit.ly/ApresentacaoEunicePrudente

Marina Ganzarolli encerrou as palestras do dia. Presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP, ela deu destaque à histórica trajetória de conquista da igualdade formal entre mulheres e homens, a qual, no entanto, ainda muito se distancia da realidade material das brasileiras. “Quando conquistamos a equidade, formamos uma categoria no aspecto do Direito. Mas as mulheres não são iguais. São muitos os marcadores sociais que diferenciam a luta de cada uma e que diferenciam, ainda, o acesso individual aos direitos. Quando falamos de interseccionalidades e das diferenças que existem entre nós, não queremos dizer que umas são melhores que outras: queremos falar sobre os diferentes obstáculos que cada uma precisou ou não precisou enfrentar.”

Para assistir à íntegra das exposições, acesse: bit.ly/AberturaMesa1 e bit.ly/AberturaMesa2

Também marcaram presença no Webinar de Abertura:
– a subprocuradora-geral da Fazenda Nacional, Ana Paula Bittencourt,
– a procuradora-geral da Fazenda Nacional substituta Adriana Rocha,
– a procuradora-geral adjunta Maíra Gomes,
– a secretária-geral de Administração da AGU, Iêda Cagni,
– a procuradora da Fazenda Nacional subchefe da Dicad/PRFN3, Carolina Zancaner,
– a integrante do Tributos a Elas Núbia Castilhos,
– a representante do grupo PFN de Todas as Cores Lorena Narcizo,
– a também representante do PFN de Todas as Cores Keila Melo,
– a servidora Rosiane Moreira, coordenadora de Gestão de Pessoas do DGC/PGFN,
– o presidente do SINPROFAZ, José Ernane Brito,
– o advogado-geral da União, José Levi Mello,
– o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano,
– e o psicólogo Cristiano Costa, coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN.

O SINPROFAZ agradece a presença de todos!

Sorteios
Uma das perspectivas do projeto PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos diz respeito à promoção da literatura feminista, isto é, da vertente literária em que as mulheres são autoras e protagonistas e em que as temáticas abordadas se relacionam às reivindicações femininas. Visando à divulgação dessas obras, o SINPROFAZ realizará sorteios ao longo de todos os eventos do mês de março. Durante o Webinar de Abertura, foram sorteados os livros Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, e Memórias de uma moça bem-comportada, de Simone de Beauvoir. As PFNs contempladas foram, respectivamente, Fernanda Carvalho e Andréa Araújo. Parabéns!



VOLTAR