SINPROFAZ MARCA PRESENÇA NA “SEMANA DA MULHER” PROMOVIDA PELO GOVERNO FEDERAL – SINPROFAZ

14 de março de 2023

SINPROFAZ MARCA PRESENÇA NA “SEMANA DA MULHER” PROMOVIDA PELO GOVERNO FEDERAL

O SINPROFAZ, representado pela vice-presidente Iolanda Guindani, participou de eventos, promovidos pelo governo federal, na Semana da Mulher 2023. Durante a cerimônia de abertura da Semana, os temas “igualdade” e “cidadania” marcaram os debates, que contaram com as participações de vários ministros de Estado: Fernando Haddad, da Fazenda; Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Margareth Menezes, da Cultura; e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas. Representantes dos ministérios das Mulheres, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços também participaram da solenidade.

Ao longo da cerimônia, as autoridades presentes ressaltaram o interesse dos respectivos ministérios em coordenarem ações que beneficiem meninas e mulheres. A necessidade de mobilização e reversão do quadro de desigualdade social, racismo e violência foi enfatizada pelos ministros, que mencionaram iniciativas a serem desenvolvidas em benefício das brasileiras. Realizada na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília/DF, a cerimônia foi acompanhada por filiadas como a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Ruas; a assessora especial para Assuntos Jurídicos do Ministério da Fazenda, Fernanda Santiago; e a procuradora-geral da Fazenda Nacional substituta, Adriana Rocha.

Para encerrar a solenidade oficial de abertura, Fernando Haddad leu um discurso preparado por servidoras do Ministério da Fazenda e abordou a criação do “Programa Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal”. O objetivo da iniciativa, segundo o ministro, é aprimorar e dar escala a ações já desenvolvidas pelos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal do Brasil. Para isso, passarão a trabalhar de forma conjunta com a Receita a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e o Tesouro Nacional, além de setores do Ministério da Fazenda, como a Secretaria-Executiva, a Secretaria de Política Econômica e a Assessoria de Participação Social e Diversidade.

Após a solenidade, foram realizadas três palestras: “Os desafios da liderança feminina no serviço público federal”, ministrada pela procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Ruas; “Por que meninas e mulheres devem ser prioridade na agenda do governo brasileiro?”, ministrada pela fundadora da Organização Serenas, Amanda Sadalla; e “Mulheres no serviço público”, que contou com a participação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e da presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Peixoto.