SINPROFAZ PARTICIPA DA SOLENIDADE DE ENTREGA DAS COMENDAS DA ORDEM DO MÉRITO DA AGU – SINPROFAZ

26 de novembro de 2021

O SINPROFAZ, representado pelo diretor Sérgio Carneiro, compareceu na quinta-feira (25) à segunda solenidade de entrega das Comendas da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União. Realizada no Clube Naval, em Brasília/DF, a cerimônia foi presidida pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, que dividiu a Mesa com os demais integrantes do Conselho da Ordem do Mérito, entre os quais os filiados Ricardo Soriano, procurador-geral da Fazenda Nacional; Iêda Cagni, secretária-geral de Administração da AGU; Fabrício Da Soller, adjunto do advogado-geral da União; e Edimar Fernandes de Oliveira, corregedor-geral da Advocacia da União.

“Hoje temos a alegria de adicionar, aos contemplados na primeira edição de entrega das Comendas da Ordem do Mérito, outras não menos destacadas personalidades que, por suas atuações decisivas, deram prestimosa e inestimável colaboração à nossa Advocacia-Geral da União e à história dela”, discursou Bruno Bianco, que completou a fala ressaltando os desafios dos últimos meses, ao longo dos quais “cada um fez sua parte, promovendo políticas de saúde e subsistência para os brasileiros. A dedicação individual e coletiva dos mais de 12 mil Membros e servidores da AGU nos permitiu superar os obstáculos, o que resultou em exitosa atuação na defesa da probidade e do patrimônio público”.

Agraciados
Entre os condecorados com a Comenda, estiveram os filiados Agostinho Netto, Alexandra Carneiro, Carlos Moreira, Heloísa Gazotto e Rogério Campos, além dos ex-corregedores-gerais da Advocacia da União e também filiados Ademar Veiga e Elmar Kichel. Algumas das autoridades agraciadas foram os ministros de Estado Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública; Braga Netto, da Defesa; e João Roma, da Cidadania; assim como os ministros do STF Kassio Nunes Marques e Luiz Fux; o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda; a deputada federal Bia Kicis (PSL/DF) e o senador Eduardo Girão (Podemos/CE).

Ordem do Mérito da AGU
Criada pelo Decreto nº 8.625/2015 e regulamentada pelas Portarias AGU nº 458/2019, 537/2019 e 382/2020, a condecoração é conferida a pessoas naturais, órgãos e entidades da administração pública, instituições e organizações militares que tenham prestado notáveis serviços à Advocacia-Geral da União, em âmbito nacional ou internacional. A Ordem é composta por três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. O presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o advogado-geral da União, o Chanceler da Ordem.