SINPROFAZ PARTICIPA DE ATO DA OAB PELO DIA NACIONAL DA ADVOCACIA PÚBLICA | SINPROFAZ

Notícias

Confira as notícias

14 de março de 2019

SINPROFAZ PARTICIPA DE ATO DA OAB PELO DIA NACIONAL DA ADVOCACIA PÚBLICA


O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias, pelos diretores Roberto Rodrigues, Giuliano Menezes e Sérgio Carneiro e pelo ex-presidente Allan Titonelli, participou na quarta-feira (13) de Ato Público em homenagem ao Dia Nacional da Advocacia Pública. Estiveram presentes também os PFNs Cláudia Trindade, Maria Dionne e Paulo Renato Nardelli. O evento foi realizado na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília/DF, e contou com a presença de lideranças da OAB, de dirigentes associativos e de Membros das carreiras da Advocacia Pública nas esferas federal, estadual e municipal.

Ao discursar aos presentes, Achilles Frias falou em nome do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, composto por ANAJUR, ANAUNI, ANPPREV e SINPROFAZ. “Dentro do FORVM, buscamos discussões que interessem consensualmente a todas as carreiras da Advocacia-Geral da União. Não há por que interesses menores obstaculizem o avanço indispensável à Instituição, especialmente no que se refere a pautas tão caras como o AGU de carreira e a autonomia. Tal avanço passa também pela defesa de nossas prerrogativas, as quais estão sob constante ataque, embora tragam enorme retorno para a União e, em conseguinte, para a sociedade.”

O evento reuniu autoridades como o advogado-geral da União, André Mendonça, que discursou em defesa das prerrogativas dos Membros da AGU. “Vivemos um momento único no país: momento em que as instituições estão sendo fortalecidas. A Advocacia-Geral da União tem sido prestigiada no âmbito do governo federal. No dia a dia de trabalho, temos buscado valorizar a atuação dos Membros da Instituição. Não podemos deixar que pequenas divergências prejudiquem interesses comuns. Sejamos capazes de unir esforços – os mesmos que nos permitiram a conquista das mais recentes prerrogativas. A AGU é forte porque seus Membros são fortes.”

Participaram do Ato Público o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Viana Queiroz; o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva; o presidente da Comissão Nacional de Advocacia Pública da OAB, Marcello Terto e Silva, entre outros. Na ocasião do Ato, foi realizado ainda desagravo da Advocacia Pública Nacional, atingida em sua honra por ofensa e desrespeito às suas prerrogativas durante julgamento de incidente de arguição de inconstitucionalidade pelo Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.


Voltar

Alguns Destaques

Procurador da Fazenda Nacional e Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB/PE), fala sobre o Dia Nacional da Advocacia Pública, comemorado em sessão solene em 3 de março, na Câmara dos Deputados. O evento, também marcou o relançamento da PEC 82. Brasília, 3 de março de 2016

Juscelino Ferreira, vice-presidente do SINPROFAZ, fala após sessão solene pelo Dia Nacional da Advocacia Pública, Dia Internacional da Mulher e relançamento da PEC 82. Brasília, 8 de março, no plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados.

Iolanda Guindani, Diretora Secretária do SINPROFAZ, fala após solenidade pelo Dia Nacional da Advocacia Pública, Dia da Mulher e relançamento da PEC 82. Brasília, 8 de março de 2016

Veja também