SINPROFAZ PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA PGFN – SINPROFAZ

8 de maio de 2019

SINPROFAZ PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA PGFN

O presidente do SINPROFAZ, Achilles Frias, foi convidado pelo PGFN, José Levi Mello do Amaral Júnior, a participar hoje (8), em Brasília/DF, de reunião do Conselho de Gestão Estratégica da Instituição – Conselho composto pelo procurador-geral e adjuntos, diretores de departamento e procuradores-regionais. Em exposição aos presentes, Achilles Frias fez a defesa de pleitos gerais da Carreira e abordou questões específicas de certas unidades e Colegas.

Dos apontamentos do presidente, destacou-se o relativo ao Processo Simplificado de Seleção – PSS. Achilles Frias ratificou a discordância do SINPROFAZ ao método, tendo defendido o processo eleitoral entre os integrantes das unidades – à semelhança do que ocorre no âmbito das demais Funções Essenciais à Justiça. Por diversas vezes, o SINPROFAZ já se posicionou contrário ao Processo.

Outra questão levada pelo presidente à reunião do Conselho foi relativa às Normas de Execução da Portaria nº 32 da PGFN. Achilles Frias atentou principalmente para o fato de os procuradores da Fazenda Nacional terem decidido por diversas vezes, em Assembleia Geral do SINPROFAZ, pela não-realização de atividades meramente administrativas.

Aberto às críticas e sugestões, o procurador-geral da Fazenda Nacional exaltou, em tempo, a importância histórica do SINPROFAZ. Segundo Levi, o Sindicato representa a melhor interface que a Administração pode ter com os Colegas para além da interação institucional que cabe à Procuradoria-Geral. Levi afirmou ainda que as recomendações levadas pelo SINPROFAZ à Administração têm sido sempre muito construtivas e bem-recebidas.