SINPROFAZ SE REÚNE COM PROCURADOR-GERAL ADJUNTO DE GESTÃO DA DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO – SINPROFAZ

8 de agosto de 2022

O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias, esteve reunido na quinta-feira (4) com filiados integrantes da cúpula da PGFN. Da reunião, realizada na sede da Instituição, em Brasília/DF, participaram João Henrique Grognet, procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS; Cristiano Neuenschwander, ex-procurador-geral adjunto e atual chefe da Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares do Ministério da Economia; Darlon Costa Duarte, coordenador-geral de Estratégia de Recuperação de Créditos; e Daniel de Saboia Xavier, assessor na Adjuntoria da Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS. Durante o encontro, foram abordados temas relativos especialmente à atuação da Carreira na recuperação dos créditos públicos.

Ao abrir a reunião, Achilles Frias teceu elogios aos Colegas pelo incansável trabalho que, empreendido durante anos, resultou na evidente evolução da PGFN. De acordo com o dirigente sindical, a Instituição passou por uma importante transformação, principalmente no que se refere ao modelo de cobrança da dívida ativa da União e ao implemento de instrumentos inovadores como a transação tributária. Segundo o presidente do SINPROFAZ, no entanto, ainda há graves problemas a serem superados. A sobrecarga de trabalho e a ausência da carreira de apoio, por exemplo, impedem que os PFNs exerçam plenamente a atividade jurídica para a qual são tão preparados.

Ao fazer uso da palavra, João Henrique Grognet ressaltou o interesse em manter um diálogo permanente com a Diretoria do Sindicato, de modo que o SINPROFAZ possa levar à Administração as demandas e sugestões que provêm dos Colegas da base. Quanto aos desafios da Instituição, Grognet reconheceu que os atuais recursos humanos não são suficientes para a realização de todas as políticas públicas que a PGFN poderia executar. Por isso, a equipe segue estudando as possibilidades para a criação da carreira de apoio e, de forma paralela, para a equalização da carga de trabalho.