THOMAS PIKETTY CITA SINPROFAZ EM ARTIGO PARA O VALOR ECONÔMICO – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

12 de julho de 2019

THOMAS PIKETTY CITA SINPROFAZ EM ARTIGO PARA O VALOR ECONÔMICO


O SINPROFAZ foi citado em artigo de Thomas Piketty sobre a proposta brasileira de reforma da previdência. O francês, que ganhou destaque com a obra “O Capital no século XXI” (2013), é autoridade internacional na área econômica e defende a tese de que o fenômeno da concentração de renda intensifica a desigualdade social, problema que apenas medidas políticas de taxação dos mais ricos são capazes de resolver.

No artigo, publicado ontem (11) pelo jornal Valor Econômico, Piketty afirma que, ao aumentar o tempo de contribuição dos trabalhadores cujos empregos são precários, a proposta de reforma da previdência em discussão no Brasil aumentará desigualdades, embora a propaganda governamental dissemine a falsa informação de que a reforma combaterá privilégios. Para o economista, a reforma significará “retirar recursos de muitos trabalhadores pobres e vulneráveis que não conseguirão se aposentar”.

Piketty enumera, ao longo do texto, alternativas reais de “combate aos privilégios”, como a taxação das grandes fortunas, e lembra a sonegação fiscal denunciada há quase uma década pelo Sindicato: “a sonegação se aproximou de R$ 620 bilhões em 2018, segundo nova estimativa do SINPROFAZ. Isto é muito mais que a economia com o corte de aposentadorias e pensões proposta pelo governo Bolsonaro. Isto sem falar de outras isenções e das dívidas tributárias”.

Leia a íntegra do artigo: http://www.valor.com.br/opiniao/6339199/quem-interessa-aumentar-desigualdade



VOLTAR