9 de agosto de 2018

IMPRENSA DESTACA PARTICIPAÇÃO DO SINPROFAZ EM DEBATE NO RIO GRANDE DO SUL

O Jornal do Comércio, especializado em economia e negócios do Rio Grande do Sul, deu destaque à participação do presidente do SINPROFAZ, Achilles Frias, no 17º SEFAZ Debate, realizado na terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento é promovido anualmente pelo Afocefe Sindicato e, este ano, teve como tema “Sonegação Fiscal – A sociedade é conivente?”.

De acordo com a reportagem, o presidente do SINPROFAZ – painelista do evento – apontou a injustiça do Sistema Tributário Brasileiro, a qual prejudica principalmente aqueles cidadãos cuja totalidade do salário é gasta em bens de consumo primordiais à sobrevivência: “A sonegação das grandes corporações é extremamente prejudicial e corresponde a grande parte do meio trilhão de reais que deixamos de arrecadar anualmente, verba que deixa de ser investida em saúde e segurança, por exemplo”.

O Jornal do Comércio deu destaque à denúncia feita por Achilles Frias, segundo o qual “o Brasil se tornou um paraíso fiscal para ricos”, uma vez que nossa lógica tributária é inversa à de países reconhecidos por suas economias capitalistas, cujas maiores arrecadações estão no escalonamento de impostos sobre a renda e não sobre os bens de consumo. “Temos mecanismos para fazer essa inversão de lógica. A taxação das grandes fortunas é uma saída”, explicou ao apontar o importante papel do Congresso Nacional nessa questão.

Leia a reportagem completa: bit.ly/2M8cANZ