CIRO GOMES CITA DADOS DO SONEGÔMETRO EM OBRA DE SUA AUTORIA – SINPROFAZ

29 de janeiro de 2021

CIRO GOMES CITA DADOS DO SONEGÔMETRO EM OBRA DE SUA AUTORIA

O Sonegômetro, placar criado pelo SINPROFAZ para denunciar o rombo nos cofres públicos provocado pela sonegação fiscal, foi utilizado como referência para a obra “Projeto Nacional: o Dever da Esperança”, de autoria do político, advogado e professor universitário Ciro Gomes.

Durante a campanha para a presidência da República em 2018, Ciro Gomes recebeu representantes do Sindicato em sua residência em Fortaleza/CE. Participaram da reunião o presidente à época, Achilles Frias, os diretores Giuliano Menezes e Juscelino Ferreira, o delegado sindical André Allemão e o filiado e ex-procurador-geral do Ceará Fernando Oliveira. Na oportunidade, os dirigentes do SINPROFAZ destacaram os pleitos da Carreira, a importância da atuação da PGFN e os projetos do Sindicato, entre os quais o Sonegômetro. A reunião foi noticiada em www.sinprofaz.org.br/noticias/ciro-gomes-recebe-sinprofaz/

Na passagem do livro em que cita o Sindicato, o autor faz uma comparação entre números da Administração no exercício de 2018: enquanto a Previdência – ao contrário do que pregava a campanha difamatória – consumiu apenas 16,8% do orçamento e os gastos com pessoal foram custeados por 8,5% desse mesmo orçamento, os juros de R$ 342,67 bilhões e a sonegação, cuja estimativa do SINPROFAZ supera os R$ 550 bilhões, arrasaram as contas públicas. Além do Sonegômetro, o autor utilizou como referências a Lei Orçamentária Anual e o Relatório Anual da Dívida Pública Federal.

Na obra “Projeto Nacional: o Dever da Esperança”, Ciro Gomes apresenta um diagnóstico das principais questões que atrapalharam o desenvolvimento da democracia, da liberdade e da justiça no Brasil e propõe um conjunto de ideias capazes de direcionar o país para o futuro desejável. É o que o autor chama de Projeto Nacional de Desenvolvimento: para superar o atraso e a desigualdade, não basta crescimento econômico; é necessário criar condições para promover a justiça social, reparar dívidas históricas com o povo, gerar oportunidades menos desiguais e garantir dinamismo para o mercado interno.

Para saber mais sobre a obra, acesse: bit.ly/ProjetoNacionalODeverdaEsperanca