FONACATE E MGI SE REÚNEM EM NOVA RODADA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

FONACATE E MGI SE REÚNEM EM NOVA RODADA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE


A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, compareceu na quarta-feira (10) à reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Realizado em Brasília/DF, o encontro contou com a participação de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que apresentaram o Termo de Compromisso da Campanha Salarial de 2024. Além de reajustes no auxílio-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche a partir do mês de maio, o Termo prevê a retomada das mesas específicas de negociação.

Ao avaliar a proposta, Rudinei Marques, presidente do Fonacate, destacou a dificuldade de se comunicar para a bases as decisões do governo, pois, desde que as tratativas foram iniciadas, o MGI mudou três vezes de posicionamento – as propostas de reajuste linear e reajuste nominal foram abandonadas e, agora, substituídas pela proposta de recomposição e reestruturação mediante mesas específicas. Para o Fonacate, ademais, a promessa de que 60 mesas serão abertas e encerradas até julho é enganosa, haja vista a mesa do Banco Central, que teve início em setembro e que ainda não foi concluída.

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado segue com as tratativas junto ao governo federal e em contato especialmente com o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo. Agora, o Fonacate cobra a definição de um calendário nacional para as mesas específicas que deverão ser abertas.



VOLTAR