SINPROFAZ MARCA 2022 COM AÇÕES DO PROJETO DE SAÚDE MENTAL – SINPROFAZ

29 dez, 2022

SINPROFAZ MARCA 2022 COM AÇÕES DO PROJETO DE SAÚDE MENTAL

Iniciado há dois anos, o Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN atende à demanda de filiadas e filiados por ações capazes de lançar luz sobre o desgaste mental da Carreira. Em 2022, as iniciativas do Projeto tiveram continuidade, em sintonia com as soluções fundamentadas para o aprimoramento da gestão de saúde na Procuradoria da Fazenda Nacional. Desde o princípio, o Projeto é coordenado pelo psicólogo Cristiano Costa (CRP 03/02105), analista junguiano e diretor executivo da PSYCH – Psicologia Clínica & Organizacional. Confira a seguir algumas ações de saúde mental e qualidade de vida colocadas em prática pelo SINPROFAZ ao longo do ano!

Atendimento emergencial
Filiadas e filiados dispõem de um canal de comunicação para assuntos de saúde mental: o e-mail saudemental@sinprofaz.org.br. As mensagens enviadas são recebidas exclusivamente pelo psicólogo Cristiano Costa, com o qual a Carreira pode tratar de temas como as insatisfações profissionais e pessoais. Segundo Costa, “o contato via e-mail permite uma compreensão básica da situação do PFN. A partir dessa comunicação inicial, é possível orientar o filiado na busca por um acompanhamento psicológico e preparar as chefias para que acolham o Colega. O essencial é que procuradoras e procuradores não se isolem: o SINPROFAZ oferece um amparo emergencial nas situações de sofrimento mental”.

Suporte às chefias
Cristiano Costa também foi responsável por desenvolver ações de orientação às chefias da PGFN. Tendo em conta o papel das lideranças no reconhecimento de situações de desequilíbrio emocional e no acolhimento dos Colegas em sofrimento mental, foram realizadas reuniões para instrução das chefias sobre as medidas adequadas a cada caso. Para além da orientação sobre como agir, essa iniciativa do SINPROFAZ pretendeu sensibilizar as lideranças para a questão da saúde mental e dos reflexos do sofrimento emocional sobre a produtividade dos indivíduos. Dúvidas e sugestões sobre essa iniciativa também podem ser encaminhadas para saudemental@sinprofaz.org.br.

Cartilha sobre Assédio Moral
Em 2022, o SINPROFAZ lançou a cartilha “Assédio Moral – Reconhecer, Combater, Denunciar”. A publicação visa à conscientização sobre o que é o assédio moral – nas vertentes interpessoal e institucional – e quais as graves consequências dele para as vítimas. Ao dar evidência para o tema do assédio moral, a iniciativa do SINPROFAZ objetivou incitar o debate. Afinal, apenas quando a prática do assédio moral for reconhecida, discutida, combatida e definitivamente erradicada, a Procuradoria da Fazenda Nacional será capaz de oferecer aos Membros um ambiente de trabalho e convivência realmente sadio. Para conferir a publicação, acesse: bit.ly/CartilhaSINPROFAZ.

Setembro Amarelo
O SINPROFAZ e o Grupo Nacional de Saúde Mental da PGFN se uniram para realizar uma série de palestras. O evento conjunto ocorreu na sede da PRFN3 e contou com transmissão virtual. PFNs, servidores, terceirizados e estagiários de todo o país puderam acompanhar ao vivo as palestras dos psicólogos Cristiano Costa, coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN, e Cássia Rocha, responsável pelo Projeto Lugar de Cuidado, da Universidade Cruzeiro do Sul. Para a principal conferência do Setembro Amarelo, o convidado foi o neurologista Leandro Teles, da USP. A íntegra do evento está disponível em: bit.ly/SetembroAmareloSINPROFAZ.

Unidade SIASS
A diretora Ana Cristina Rodrigues Guimarães, o psicólogo Cristiano Costa e as filiadas Beatriz Pereira e Maya Lisboa, do Grupo Nacional de Saúde Mental da PGFN, realizaram uma visita técnica ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do Instituto Federal de São Paulo. O objetivo da visita foi conhecer os fundamentos necessários à instalação, na PGFN, de uma unidade nos moldes do SIASS. Hoje, a Procuradoria-Geral já reconhece a importância de uma equipe especializada para suporte à saúde mental da Carreira: recentemente, a instituição firmou parceria com a Faculdade de Medicina da USP. O início dos trabalhos da equipe parceira está previsto para fevereiro.

Rituaali Clínica & Spa
Em mais uma iniciativa do Projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN, o SINPROFAZ firmou parceria com o Rituaali Clínica & Spa. Localizado em Penedo/RJ e cercado pelo Parque Nacional do Itatiaia, o centro de medicina integrada propõe uma experiência de descanso, imersão e autocuidado. Para apresentar a estrutura do centro, os programas oferecidos e os valores promocionais para filiadas e filiados, o Sindicato promoveu o webinar “A vida necessita de pausas”, frase de Carlos Drummond de Andrade que sintetiza a proposta da Experiência Rituaali. Acesse o YouTube do SINPROFAZ e assista à íntegra do webinar: youtu.be/6IbR5-vbHJw