“SISTEMA TRIBUTÁRIO É MÁQUINA DE PERPETUAR DESIGUALDADES”, AFIRMA DELEGADO – SINPROFAZ

22 out, 2019

“SISTEMA TRIBUTÁRIO É MÁQUINA DE PERPETUAR DESIGUALDADES”, AFIRMA DELEGADO

Premiado no Concurso de Monografias do SINPROFAZ com o trabalho “Uma ideia de Justiça Fiscal”, José Leite participou como debatedor de audiência pública no Senado Federal. Na reunião, que ocorreu em 8 de outubro e que contou com a presença de outros quatro procuradores da Fazenda Nacional, o delegado sindical demonstrou que a tributação brasileira está concentrada sobre a folha de salários e os bens e serviços, sendo que apenas 25% dela, aproximadamente, incidem sobre o patrimônio e a renda.

“Quanto à carga tributária sobre o ganho de capital, a renda e o lucro, o Brasil figura em último (em ranking elaborado com base em números da OCDE). Esse dado é alarmante. Se o Sistema Tributário fosse efetivamente transparente e se os cidadãos tivessem a consciência de que é o pobre que mais paga tributos, é possível que já tivéssemos tido uma convulsão neste país. Nosso Sistema Tributário está entre os mais perversos do mundo. Ele é uma máquina de produzir e de perpetuar desigualdades.”

Confira trecho da exposição no Senado: https://youtu.be/YCeU53AmmT8