EM REUNIÃO COM VICE-AGU, SINPROFAZ DEBATE CRIAÇÃO DA PROCURADORIA DE DEFESA DA DEMOCRACIA – SINPROFAZ

16 jan, 2023

O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias, compareceu na sexta-feira (13) à sede da Advocacia-Geral da União para encontro com o vice-AGU, Flávio Roman, e o procurador-geral da União, Marcelo Almeida. Ao longo da reunião, à qual compareceram também representantes das entidades da Advocacia Pública Federal, os presentes debateram especialmente a criação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD).

Segundo os novos gestores da AGU, a formação da Procuradoria demandará uma atuação articulada entre as carreiras, que terão representatividade no grupo de trabalho a ser criado para regulamentação da PNDD. Também está prevista a realização, pela Advocacia-Geral da União, de consulta e audiências públicas com vistas à reunião de sugestões técnicas para o novo órgão – que funcionará dentro da Procuradoria-Geral da União, mas que contará com contribuições de todas as carreiras da AGU.

Para o SINPROFAZ e as associações, a atuação em defesa da democracia, dos Poderes, das políticas públicas e da probidade, assim como o efetivo combate à desinformação, já constituem atribuições da Advocacia-Geral da União, que ganha ainda maior relevância no âmbito da Administração nacional.

Ao passo em que se comprometeram com a defesa da PNDD perante os Colegas e os cidadãos, o Sindicato e as entidades apresentaram pleitos de filiadas e filiados, a exemplo da criação da carreira de apoio, da majoração do valor das diárias, do aumento da remuneração das bolsas de estágio, da equalização da carga de trabalho e da defesa permanente da principal prerrogativa dos Membros da Instituição.