PARA FABRÍCIO DA SOLLER, CONQUISTA DE PRERROGATIVA FOI “DIVISOR DE ÁGUAS” NA PGFN – SINPROFAZ

Fabrício Da Soller foi um dos convidados para integrar a mesa na solenidade de abertura do 19º Encontro do SINPROFAZ. No evento, realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Florianópolis/SC, o adjunto do advogado-geral da União rememorou fatos de sua gestão como procurador-geral da Fazenda Nacional e relembrou o trabalho realizado junto à Diretoria do SINPROFAZ. “Enquanto Membros do Sindicato e da Procuradoria-Geral, tivemos a responsabilidade e a sensibilidade de nos comprometermos nas pautas comuns, de dialogarmos sempre e de construirmos algo muito positivo para a nossa Instituição – e, de modo geral, para a sociedade brasileira, o que é nossa verdadeira missão”, discursou aos presentes.

Segundo Da Soller, a PGFN passou por profundas transformações ao longo do tempo, as quais impuseram que a própria Carreira se reinventasse. De todas as mudanças, no entanto, talvez uma não tenha sido percebida em toda a sua dimensão e importância: a Medida Provisória 899/19, conhecida como “MP do Contribuinte Legal”. “É muito difícil conseguir a concordância das autoridades para a assinatura de uma Medida como essa, o que demonstra a confiança e o respeito que o Ministério da Economia e a Presidência da República têm pela PGFN.” Para Da Soller, a Medida Provisória colocou a Instituição e a Carreira em outro patamar, permitindo que assumissem um papel de protagonismo – seja na Dívida Ativa, seja na Representação Judicial – inimaginável há alguns anos.

Ao longo da exposição, Da Soller fez reflexões sobre a Advocacia Pública Federal. O adjunto do AGU ainda agradeceu à Diretoria do SINPROFAZ pela possibilidade de estar junto dos Colegas em mais um Encontro, o qual, segundo ele, contou com numerosa audiência dos PFNs. Ao encerrar o discurso, Da Soller lembrou a luta que culminou com a conquista das mais recentes prerrogativas da Carreira. “A vitória em 2016 foi um divisor de águas em nossa Instituição. Nesses três anos, a PGFN se fortaleceu com o sentimento de pertencimento, de engajamento e de propósito dos Membros, o que se reverteu na qualidade do serviço prestado à sociedade. Mas não podemos nos descuidar, ainda teremos batalhas pela frente”, ressaltou Fabrício Da Soller.