Rede Brasil Atual destaca levantamento do SINPROFAZ em reportagem sobre impostos e a sonegação fiscal no Brasil – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

12 de setembro de 2017

Rede Brasil Atual destaca levantamento do SINPROFAZ em reportagem sobre impostos e a sonegação fiscal no Brasil


Em reportagem especial sobre impostos e a sonegação fiscal no Brasil, o site Rede Brasil Atual destacou levantamento nacional do SINPROFAZ. De acordo com a matéria, devido à facilidade de as multinacionais e os milionários escaparem da tributação no Brasil por mecanismos lícitos (elisão) ou ilícitos (evasão/sonegação), o País é considerado um “paraíso tributário” para os “super-ricos”, que pagam uma taxa efetiva média de apenas 7% de impostos.

Segundo o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda, somente em 2014 o Brasil teria perdido cerca de R$ 500 bilhões para a sonegação fiscal, um alto prejuízo para os cofres públicos. A título de comparação, no mesmo ano, as perdas com desvios de corrupção corresponderam a um valor sete vezes menor”, destaca o site jornalístico.
Ainda de acordo com o veículo, o que a mídia tradicional omite é que esses estereótipos de crime organizado e corrupção corresponderam a somente 12% dos recursos que saíram da América Latina em direção aos paraísos fiscais entre 2004 e 2013. Os outros 88% são fruto de manobras ilícitas de evasão de imposto em seus respectivos países de origem.

Veja a reportagem na íntegra aqui



VOLTAR