SINPROFAZ PARTICIPA DE NOVA REUNIÃO DO CONSELHO POLÍTICO DA AUDITORIA CIDADÃ – SINPROFAZ

13 maio, 2022

SINPROFAZ PARTICIPA DE NOVA REUNIÃO DO CONSELHO POLÍTICO DA AUDITORIA CIDADÃ

O SINPROFAZ, representado pelo diretor Guilherme Rossini Martins, participou na quinta-feira (12) de reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida – ACD. O encontro virtual contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada, que debateram temas como o teto de gastos, as contrarreformas e a ameaça representada pelo Regime de Recuperação Fiscal – o qual, no entendimento da Auditoria Cidadã, perpetua o Sistema da Dívida nos estados e fere a autonomia dos entes federativos.

A reunião contou com uma análise da conjuntura nacional. Segundo Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da ACD, o país vive o agravamento da crise econômica e social, devido, especialmente, ao impacto da política monetária aplicada pelo Banco Central, com elevação exagerada dos juros. Os recordes de lucro dos bancos – contemporâneos aos recordes da fome, do desemprego e dos retrocessos sociais e ambientais -, assim como o aumento da dívida pública e dos gastos orçamentários com juros, são reflexos da política do BC, que prejudica os investimentos públicos.

Tendo em vista a complexidade da situação e as graves consequências para o país, a ACD apresentou uma proposta de campanha nacional pela redução dos juros no Brasil. A mobilização inclui ações como a submissão, ao Congresso Nacional, de projeto de lei de iniciativa popular; a solicitação de uma CPI do Banco Central; o lançamento de plebiscito popular virtual, entre outras. A campanha já conta com o apoio de entidades ligadas a setores afetados pela alta dos juros, como a saúde, a educação, a segurança, o meio ambiente e as micro e pequenas empresas.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela Auditoria Cidadã da Dívida, acesse www.auditoriacidada.org.br