SINPROFAZ COMPARECE À SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO – SINPROFAZ

SINPROFAZ COMPARECE À SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, compareceu ontem (24) à sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor Público. O evento, realizado no Plenário da Câmara dos Deputados, foi promovido pela Frente Servir Brasil e pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União – Sindilegis, que em 2023 completa 35 anos de existência. Várias entidades integrantes do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate prestigiaram a cerimônia.

Iolanda Guindani se uniu aos presentes a fim de parabenizar a Carreira e os demais servidores públicos do país. A presidente manifestou o entusiasmo dos Membros da PGFN, que, em breve, receberão o apoio de novos Colegas aprovados no concurso público em andamento: “O instituto do concurso garante, aos entes federados, a seleção de quadros qualificados escolhidos de maneira imparcial, sem distinção de gênero, classe ou orientação política. Trata-se da forma mais democrática de ingresso no serviço público nacional”.

Apoio legislativo
A sessão solene foi requerida pelos deputados Gilvan Máximo (Republicanos/DF), Luciene Cavalcante (Psol/SP) e André Figueiredo (PDT/CE). Enquanto presidente da sessão, Máximo ressaltou a honra “em poder fazer essa homenagem às senhoras e aos senhores compromissados com o serviço público”. Luciene Cavalcante, por sua vez, destacou que “esta sessão solene é extremamente importante, pois joga luz sobre os trabalhadores dos serviços públicos, que são aqueles que garantem os direitos fundamentais à população”.

As deputadas Erika Kokay (PT/DF), Alice Portugal (PCdoB/BA) e Lídice da Mata (PSB/BA) e os deputados Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF), Luiz Carlos Motta (PL/SP) e Alberto Fraga (PL/DF) também marcaram presença na cerimônia. Em sintonia com as servidoras e os servidores que compuseram o público do evento, alguns parlamentares fizeram críticas à reforma administrativa concebida pela PEC 32 e enfatizaram que a referida proposta de emenda à Constituição é capaz de promover graves retrocessos para o serviço público e o país.